Acessibilidade

Casal de idosos desfrutando da tranquilidade que a previdência privada proporciona

PREVIDÊNCIA PRIVADA

Mantenha seu padrão de vida na aposentadoria

Construa sua longevidade financeira e prepare-se para desfrutar de um futuro confortável.
Na imagem um homem, de óculos, está numa mesa de escritório usando o notebook.

PREVIDÊNCIA PRIVADA

Diversifique seus investimentos

Faça seu dinheiro trabalhar para você e potencialize seus retornos com opções de investimento variadas.
Uma mulher escrevendo num caderno com o celular na outra mão fazendo seu planejamento financeiro.

PREVIDÊNCIA PRIVADA

Economize hoje enquanto planeja o seu amanhã

Com a Previdência Privada do tipo PGBL, você pode obter benefícios fiscais na declaração do Imposto de Renda.

O que é Previdência Privada?

O que é Previdência Privada?

Criança abaixada e de camisa amarela está depositando dinheiro no cofrinho cercada pelos pais.

Um plano de previdência é um ótimo instrumento de planejamento financeiro de uma pessoa, podendo ser destinado a aposentadoria, realização de sonhos ou diversificação de investimentos.

Dentre as características da previdência privada, pode-se citar suas inúmeras vantagens, como a de se adequar à sua realidade tributária e sucessória, além da possibilidade de transformar seus recursos em renda, entre outras.

Criança abaixada e de camisa amarela está depositando dinheiro no cofrinho cercada pelos pais.

Vantagens da Previdência Privada

Ilustração de um leão: símbolo usado quando se fala nos descontos do imposto de renda.

Benefício fiscal

Quem investe na Previdência Privada, em planos como o PGBL, tem a possibilidade de deduzir até 12% da renda bruta tributável na base de cálculo no momento da declaração completa do Imposto de Renda.
Ilustração de duas engrenagens, que simbolizam o funcionamento da previdência privada.

Come-cotas

Não há a cobrança de Imposto de Renda semestral como nos fundos de investimentos em geral. Nos planos PGBL e VGBL a tributação é realizada apenas no momento do resgate ou da concessão de renda.
Pictograma de uma família: pai, mãe e filho

Sucessão patrimonial

A Previdência Privada não entra em inventário. Os beneficiários indicados na proposta de contratação do plano poderão ter acesso ao dinheiro investido sem grandes burocracias.
Ícone de várias notas de dinheiro

Portabilidade sem tributação

É possível transferir os recursos entre planos da mesma seguradora ou seguradoras diferentes, alterando o fundo de previdência, de acordo com suas necessidades, sem cobrança de taxas e de incidência de impostos.

O que saber antes de contratar uma Previdência Privada?

Para fazer as melhores escolhas, entenda as diferentes formas de investimento disponíveis.

O que é PGBL: O PGBL é um plano de previdência complementar que tem como objetivo a acumulação de reserva. Nesse plano, as contribuições são dedutíveis da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda bruta anual tributável, reduzindo o imposto a ser pago ou aumentando o valor a restituir*.
Indicado para: quem declara o Imposto de Renda no modelo completo e busca redução tributária.
Tributação: o Imposto de Renda é cobrado sobre o valor total do resgate ou renda, incluindo rendimentos.

O que é VGBL: é um plano de acumulação previdenciária, com cobertura por sobrevivência, que tem como objetivo acumulação de reserva.
Indicado para: esse é um plano ideal para quem declara o IR no modelo simplificado, isento ou para quem deseja contribuir além dos 12% dedutíveis da base de cálculo do IR.
Tributação: as contribuições no VGBL não são dedutíveis da base de cálculo do IR,porém, no momento do resgate dos recursos(ou recebimento de renda) o IR incidirá apenas sobre os rendimentos.

*Quando o participante for o declarante do IR, as contribuições só poderão ser deduzidas caso este seja contribuinte da previdência oficial. Quando o participante tiver mais de 16 anos e for dependente do declarante, as contribuições só poderão ser deduzidas caso declarante e participante sejam contribuintes da previdência oficial.
Homem e mulher sentados à mesa olhando para o notebook e sorrindo

Dicionário da Previdência Privada

Dinheiro que você investe na sua Previdência Privada.

Período em que você economiza e investe dinheiro para construir sua reserva financeira.

Montante de dinheiro que você acumulou ao longo do tempo na sua Previdência Privada.

A taxa de administração é a porcentagem cobrada sobre o patrimônio líquido (PL) do fundo de investimento, previamente definida do seu regulamento para remuneração dos seguintes serviços: gestão, consultoria e administração fiduciária dos fundos.

Forma de recebimento onde, ao final do período de contribuição, em vez de resgatar a reserva acumulada, o participante opta por receber pagamentos mensais.

Por que a Icatu?

Nossa missão é ouvir sua história e contribuir para o cuidado com o seu futuro. Através da Previdência Privada, estamos comprometidos em oferecer soluções para você aproveitar todos os dias e estar confortável com os movimentos ao longo da vida. Somos 100% brasileiros, estamos há mais de 30 anos no mercado e levamos segurança financeira aos nosso clientes em todo o país. Conte com a maior seguradora independente do Brasil* para planejar seu futuro.

Ainda ficou com alguma dúvida?

PGBL – O Plano Gerador de Benefício Livre é um plano de previdência complementar que tem objetivo de acumular reserva para o participante. É o mais indicado para pessoas que fazem a declaração completa no IR, pois as contribuições são dedutíveis da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) do participante até o limite de 12% da renda bruta anual tributável, reduzindo o imposto a ser pago ou aumentando o valor a restituir. Para usufruir desse benefício, o participante deve contribuir para o INSS ou regime dos servidores públicos. Se o participante realizar um resgate, o IR incidirá sobre o valor total resgatado. Caso o participante contrate o benefício sobre a forma de renda, o IR incidirá sobre o valor da renda obtida.

VGBL – O Vida Gerador de Benefício Livre é um seguro de vida individual com cobertura por sobrevivência, que tem o objetivo de acumular reserva para o participante. É ideal para pessoas que declaram o IR no modelo simplificado ou já chegaram no limite de contribuição dedutível do PGBL e desejam contribuir mais. As contribuições no VGBL não são dedutíveis da base de cálculo do IR do participante, porém, no momento da contratação de renda ou resgate dos recursos, o IR incidirá.

Aportes são valores esporadicamente depositados no plano, com o intuito de aumentar a reserva e, consequentemente, o valor de renda a ser recebido na aposentadoria.

É a pessoa indicada na proposta de contratação ou em documento específico para receber o pagamento da reserva acumulada em forma de renda ou pagamento único.

Os planos de previdência complementar são soluções que oferecem flexibilidade e liquidez na sucessão. Os recursos chegam às mãos dos beneficiários que você indicou em até 30 dias sem precisar passar por inventário. Evite gastos com honorários advocatícios e despesas judiciais, como certidões, cartórios, despachantes e decida por quanto tempo e como cada um dos beneficiários receberá o dinheiro.

Portabilidade é o direito garantido aos participantes segurados de, durante o período de acumulação e na forma regulamentada, movimentar o saldo para outros planos.

É o percentual, definido previamente no regulamento do plano, que vai incidir sobre as contribuições pagas para custear as despesas administrativas da seguradora, de corretagem e de implantação do plano. O carregamento pode ser cobrado no início do plano (carregamento de entrada), ou no resgate e na portabilidade de saída (carregamento de saída) ou não haver cobrança de carregamento. Os recursos aplicados em determinados planos através de portabilidade são isentos de carregamento. As informações sobre os percentuais de carregamento deverão ser consultadas no regulamento de cada plano. Os planos atuais não cobram mais essa taxa.

• PGBL – O percentual de IR incidirá sobre o valor total do resgate.
• VGBL – O percentual de IR incidirá sobre os rendimentos acumulados (apenas sobre o
que foi ganho de capital).

Tire mais dúvidas