Acessibilidade

Agosto de 2026

Comentário Mensal dos Gestores

Planos atrelados a fundos de investimentos

Confira os comentários mensal dos gestores

  • ABSOLUTE

    ABSOLUTE ICATU I PREV

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

    • ABSOLUTE ICATU I PREV - 29.242.441/0001-81

      (Agosto de 2026)

    • ABSOLUTE ATENAS ICATU PREVIDÊNCIA FIC FI RF CP - 47.612.701/0001-45

      (Agosto de 2026)

  • ACE CAPITAL

    ACE CAPITAL

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ACE CAPITAL PREV ICATU FIC FIM - 48.212.959/0001-17

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • ADAM CAPITAL

    ADAM CAPITAL

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

    • Adam Icatu RF Ativa Prev FICFI LP - 52.091.995/0001-47

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ADAM ICATU PREVIDENCIÁRIO FICFIM- 25.681.955/0001-82

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • ALASKA ASSET MANAGEMENT

    ALASKA ASSET

    • ALASKA 100 ICATU PREVIDENCIÁRIO FI MM- 34.081.155/0001-11

      (Agosto de 2026)

      O fundo Alaska 100 Long Only Icatu Prev FIF FIM obteve um retorno de -6,59%, inferior aos +1,58% do benchmark IMA-B e aos -0,33% do Ibovespa. A contribuição mais significativa do fundo, que possui alocação próxima a 100% em ações, veio do setor de óleo e gás, enquanto do lado negativo o destaque veio do setor de varejo.
      O fundo segue posicionado aproximadamente 100% em ações, sendo as duas posições mais relevantes dos setores de varejo e consumo não cíclico.
    • ALASKA 70 ICATU PREV FIM- 29.722.458/0001-36

      (Agosto de 2026)

      O fundo Alaska 70 Long Only Icatu Prev FIF FIM obteve um retorno de -4,19%, inferior aos +1,58% do benchmark IMA-B. A contribuição mais significativa do fundo, que possui alocação próxima a 70% em ações e o restante em renda fixa, veio do setor de óleo e gás, enquanto do lado negativo o destaque veio do setor de varejo.
      O fundo segue posicionado aproximadamente 70% em ações, sendo as duas posições mais relevantes dos setores de varejo e consumo não cíclico.
  • APEX CAPITAL

    APEX CAPITAL

    • APEX LONG BIASED ICATU PREVIDENCIÁRIO FIM 70 - 29.732.909/0001-16

      (Agosto de 2026)

      No mês de Agosto de 2026, o fundo Apex LB Icatu 70 apresentou retorno de 0,53% contra um CDI de 1,09%. Em termos absolutos, os principais destaques positivos foram Indústria e Energia. Os destaques negativos foram Utilidade Pública, Saúde e Serviços Financeiros. O fundo terminou o mês com uma exposição líquida de 62,1%, bruta de 92,1% e setorial bruta de 28,7% em Caixa, 27,2% em Renda Fixa Inflação, 25,0% em Serviços Financeiros, 23,5% em Utilidade Pública, 15,5% em Energia, 9,4% em Indústria, 7,8% em Consumo Cíclico, 6,5% em Saúde, 3,0% em Consumo não Cíclico e 1,4% em Fundos Imobiliários.

    • APEX LONG BIASED ICATU PREVIDÊNCIA FIM 49 - 20.814.969/0001-03

      (Agosto de 2026)

      No mês de Agosto de 2026, o fundo Apex LB Icatu 49 apresentou retorno de 0,90% contra um CDI de 1,09%. Em termos absolutos, os principais destaques positivos foram Indústria e Energia. Os destaques negativos foram Utilidade Pública, Saúde e Serviços Financeiros. O fundo terminou o mês com uma exposição líquida de 43,3%, bruta de 64,3% e setorial bruta de 50,1% em Caixa, 48,0% em Renda Fixa Inflação, 17,5% em Serviços Financeiros, 16,4% em Utilidade Pública, 10,8% em Energia, 6,6% em Indústria, 5,5% em Consumo Cíclico, 4,5% em Saúde, 2,1% em Consumo não Cíclico e 1,0% em Fundos Imobiliários.

  • ARX INVESTIMENTOS

    ARX INVESTIMENTOS

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Internacional: A inflação americana seguiu relativamente comportada. CPI e PPI vieram benignos, enquanto o PCE mostrou serviços ainda pressionados, mas sem alterar substancialmente a percepção de desaceleração inflacionária. O Fed manteve postura dependente dos dados. A ata indicou maior conforto em permanecer em espera, embora o presidente Kevin Warsh tenha adotado tom mais duro em Jackson Hole e mantido aberta a possibilidade de novos ajustes. As taxas longas dos Treasuries apresentaram elevada volatilidade após o anúncio de ampliação dos buybacks pelo Tesouro americano. O episódio evidenciou o desconforto do governo com os juros longos em meio a desafios fiscais crescentes e à dívida federal acima de US$ 40 trilhões.
      Local: A atividade econômica mostrou sinais mais claros de desaceleração. Produção industrial, IBC-Br e Monitor do PIB vieram abaixo do esperado, reforçando a perda de fôlego da economia no encerramento do 2º trimestre e início do 3º trimestre. O Copom reduziu a Selic em 25 pb e adotou comunicação neutra. Apesar de reconhecer a moderação da atividade, o Banco Central manteve cautela diante da inflação de serviços, da resiliência do mercado de trabalho e das expectativas ainda desancoradas. A inflação apresentou evolução favorável no mês. O IPCA de julho seguiu compatível com um cenário de desinflação gradual, enquanto o IPCA-15 de agosto surpreendeu com deflação de 0,40%, impulsionada por alimentos, combustíveis e energia. O mercado de trabalho permaneceu resiliente. Após dois meses de resultados mais fracos, a PNAD mostrou a taxa de desemprego próxima das mínimas históricas e a renda real em alta. Já o Caged indicou perda de dinamismo na geração de empregos formais.
    • ARX INCOME ICATU PREV FIM - 03.879.361/0001-48

      (Agosto de 2026)

      O fundo mantém uma carteira balanceada, com limite de até 49% em renda variável, replicando a nossa estratégia ARX Income, e o restante da carteira alocado em títulos públicos, balanceados entre LFTs e NTN-Bs. Os maiores geradores de alfa foram Petrobras, Embraer e Vale, enquanto os principais detratores do mês foram Bradesco, Lojas Renner e Itausa. As ações da Petrobras registraram forte desempenho, beneficiadas pela reescalada do conflito no Oriente Médio, que impulsionou os preços do petróleo. Quanto a Embraer, o resultado do segundo trimestre da companhia veio melhor que esperado, apresentando sólida rentabilidade operacional, além do anúncio de novas encomendas de aeronaves. Do lado negativo, as ações da Renner foram impactadas pela divulgação de um resultado abaixo das expectativas no 2T26, refletindo um ambiente de consumo desafiador, marcado por juros elevados, maior pressão sobre a renda das famílias e menor crescimento das vendas. Já as ações do Bradesco acompanharam o desempenho mais fraco do setor bancário no período, em meio ao aumento das preocupações com a qualidade dos ativos e com a evolução do crédito à frente, refletindo sinais de maior cautela por parte dos bancos, inadimplência ainda pressionada e um ambiente de menor visibilidade para o crescimento do setor. A despeito dos dados positivos de inflação no Brasil e nos Estados Unidos, a reescalada do conflito no Oriente Médio acabou se sobressaindo, trazendo de volta preocupações relacionadas ao quadro de inflação global nos próximos meses, uma vez que o escoamento de petróleo pelo Estreito de Ormuz ainda não se normalizou. Com isso, os riscos de uma desaceleração mais acentuada da economia global ou de uma elevação dos juros de longo prazo voltaram ao radar dos investidores, piorando o cenário para os mercados emergentes. No Brasil, o Copom reduziu a Selic pela quarta reunião consecutiva, mas manteve um tom cauteloso na ata, reforçando que a convergência da inflação para a meta continua sendo a principal preocupação da autoridade monetária. No campo fiscal, os riscos permanecem elevados, uma vez que a trajetória da dívida pública segue desafiadora e ainda carece de sinais claros de estabilização. Por fim, a disputa eleitoral continua acirrada: embora o atual incumbente permaneça à frente nas pesquisas, os levantamentos mais recentes indicam uma deterioração em sua vantagem.

    • ARX INCOME QUALIFICADO ICATU PREV 100 FIC FIA- 37.355.672/0001-20

      (Agosto de 2026)

      O fundo apresentou retorno negativo em agosto. Os maiores geradores de alfa foram Petrobras, Embraer e Vale, enquanto os principais detratores do mês foram Bradesco, Lojas Renner e Itausa. As ações da Petrobras registraram forte desempenho, beneficiadas pela reescalada do conflito no Oriente Médio, que impulsionou os preços do petróleo. Quanto a Embraer, o resultado do segundo trimestre da companhia veio melhor que esperado, apresentando sólida rentabilidade operacional, além do anúncio de novas encomendas de aeronaves. Do lado negativo, as ações da Renner foram impactadas pela divulgação de um resultado abaixo das expectativas no 2T26, refletindo um ambiente de consumo desafiador, marcado por juros elevados, maior pressão sobre a renda das famílias e menor crescimento das vendas. Já as ações do Bradesco acompanharam o desempenho mais fraco do setor bancário no período, em meio ao aumento das preocupações com a qualidade dos ativos e com a evolução do crédito à frente, refletindo sinais de maior cautela por parte dos bancos, inadimplência ainda pressionada e um ambiente de menor visibilidade para o crescimento do setor. A despeito dos dados positivos de inflação no Brasil e nos Estados Unidos, a reescalada do conflito no Oriente Médio acabou se sobressaindo, trazendo de volta preocupações relacionadas ao quadro de inflação global nos próximos meses, uma vez que o escoamento de petróleo pelo Estreito de Ormuz ainda não se normalizou. Com isso, os riscos de uma desaceleração mais acentuada da economia global ou de uma elevação dos juros de longo prazo voltaram ao radar dos investidores, piorando o cenário para os mercados emergentes. No Brasil, o Copom reduziu a Selic pela quarta reunião consecutiva, mas manteve um tom cauteloso na ata, reforçando que a convergência da inflação para a meta continua sendo a principal preocupação da autoridade monetária. No campo fiscal, os riscos permanecem elevados, uma vez que a trajetória da dívida pública segue desafiadora e ainda carece de sinais claros de estabilização.

    • ARX DENALI ICATU PREV FIC FI RF CP - 31.353.579/0001-08

      (Agosto de 2026)

      Os fundos dedicados a crédito privado registraram uma entrada líquida da ordem de R$ 30 bilhões ao longo do mês de agosto, em forte contraste com o comportamento observado no primeiro semestre. A recuperação do apetite por crédito high grade foi disseminada, porém heterogênea. Enquanto os fundos tradicionais registraram forte captação (aproximadamente R$ 27 bilhões), os fundos incentivados continuaram apresentando saída de recursos. Ainda assim, a melhora é relevante e contrasta com os expressivos resgates observados entre abril e junho. Neste contexto, os prêmios de risco permaneceram estáveis tanto para as debêntures de infraestrutura quanto para os instrumentos não isentos. Os alocadores seguem em compasso de espera diante da proximidade das eleições. A principal incerteza continua sendo como — e se — o próximo governo endereçará a desafiadora dinâmica fiscal brasileira, abrindo espaço para um ambiente de cortes mais expressivos de juros. Este último tem sido um dos principais entraves para o setor privado nos últimos anos. O equilíbrio de preços no mercado de crédito high grade nos parece particularmente frágil. O risco de crédito contribuiu negativamente para o desempenho no mês, com os principais detratores sendo as posições em Elfa e Hapvida. Os prêmios de risco retornaram aos níveis observados no início do ano. Em nossa avaliação, os spreads atuais encontram-se comprimidos e, de forma geral, não oferecem uma relação risco-retorno suficientemente atrativa para os respectivos prazos. Diante desse cenário, seguimos adotando uma postura seletiva e disciplinada, tanto na análise dos emissores quanto na precificação dos ativos.

    • ARX K2 Icatu Inflação Curta FIM CP - 32.770.526/0001-47

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ARX K2 ICATU INFLAÇÃO CURTA FIC FIM CP - 46.375.144/0001-23

      (Agosto de 2026)

      Os fundos dedicados a crédito privado registraram uma entrada líquida da ordem de R$ 30 bilhões ao longo do mês de agosto, em forte contraste com o comportamento observado no primeiro semestre. A recuperação do apetite por crédito high grade foi disseminada, porém heterogênea. Enquanto os fundos tradicionais registraram forte captação (aproximadamente R$ 27 bilhões), os fundos incentivados continuaram apresentando saída de recursos. Ainda assim, a melhora é relevante e contrasta com os expressivos resgates observados entre abril e junho. Neste contexto, os prêmios de risco permaneceram estáveis tanto para as debêntures de infraestrutura quanto para os instrumentos não isentos. Os alocadores seguem em compasso de espera diante da proximidade das eleições. A principal incerteza continua sendo como — e se — o próximo governo endereçará a desafiadora dinâmica fiscal brasileira, abrindo espaço para um ambiente de cortes mais expressivos de juros. Este último tem sido um dos principais entraves para o setor privado nos últimos anos. O equilíbrio de preços no mercado de crédito high grade nos parece particularmente frágil. O risco de crédito contribuiu negativamente para o desempenho no mês, com os principais detratores sendo as posições em Elfa e Hapvida. Os prêmios de risco retornaram aos níveis observados no início do ano. Em nossa avaliação, os spreads atuais encontram-se comprimidos e, de forma geral, não oferecem uma relação risco-retorno suficientemente atrativa para os respectivos prazos. Diante desse cenário, seguimos adotando uma postura seletiva e disciplinada, tanto na análise dos emissores quanto na precificação dos ativos. Mantivemos a duration do portfólio em 3,3 anos.

    • ARX TARGET ICATU PREV FIC FIM - 05.975.117/0001-04

      (Agosto de 2026)

      O fundo apresentou retorno positivo em agosto. As maiores contribuições positivas vieram de posições compradas nos setores de petróleo e mineração. Já os principais detratores do mês foram as posições compradas nos setores de varejo, bancos e energia elétrica, além de um par intersetorial composto por uma posição comprada em uma empresa de consumo e uma posição vendida em uma empresa do setor elétrico. No segmento de Renda Fixa, o resultado foi negativo. A perda decorreu principalmente da curva nominal de juros, que apresentou desempenho desfavorável ao longo do período. Para o mês corrente, adotaremos uma postura mais tática na estratégia de renda fixa, buscando capturar oportunidades decorrentes da volatilidade do mercado, especialmente diante da proximidade das eleições. Na estratégia Long Short, o fundo segue com alocações nos setores de locadoras de veículos e telefonia.

  • ASA ASSET

    ASA ASSET

    • Asa Hedge Icatu Previdenciário FIC FIM - 26.343.792/0001-90

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • ATENA ICATU PREV

    ATENA ICATU

    • COMENTÁRIO GERAL
      (Agosto de 2026)
      Agosto foi marcado pela abertura de spreads de crédito em alguns emissores, com destaque para Hapvida, e pelo pedido de recuperação judicial do Grupo Casas Bahia. Em nenhum desses nomes temos exposição. Na contramão de grande parte do mercado, nossa carteira conseguiu mitigar os efeitos da marcação a mercado, entregando retorno acima do CDI. Nesse contexto, o carrego da carteira foi o principal fator de contribuição para o desempenho do fundo.
      Ademais, seguimos observando um mercado com spreads ainda bastante comprimidos e, diante disso, mantemos nossa estratégia focada em ativos de alta qualidade, que ofereçam prêmio adequado em relação ao risco esperado, com preferência por papéis de menor duration.
      Em bases constantes, o carrego da carteira permanece saudável, sustentando boas perspectivas para os próximos meses.
    • Atena Icatu Previdenciário FIC FIRF CP FIE - 44.211.899/0001-67

      (Agosto de 2026)

      O Atena Icatu apresentou rentabilidade de 1,10% no mês, equivalente a 100,73% do CDI no período.

  • ATLAS ONE INVESTIMENTOS

    ATLAS ONE

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ATLAS ONE ICATU 70 - 33.520.932/0001-14

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • AVANTGARDE ASSET MANAGEMENT

    AVANTGARDE

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o fundo teve retorno de 0,57% contra 1,58% do IMA-B. Em 2026, o retorno acumulado do fundo é de -1,96% contra 6,75% do benchmark. Desde o início, o fundo tem 27,12% de retorno total contra 45,94% do IMA-B. Na perspectiva de risco, a volatilidade – desvio padrão anualizado – das cotas diárias do fundo, desde o início, está em 9,53% contra 4,75% do IMA-B. O fundo tem volatilidade alvo de 10% ao ano, bem próximo da volatilidade observada. O fundo entra em setembro com 67% de alocação na estratégia Multifatores de renda variável e com 33% em renda fixa.

    • AVANTGARDE ICATU PREV 70 FIC FIM- 43.984.666/0001-34

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • AZ QUEST INVESTIMENTOS

    AZ QUEST

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Nos EUA, agosto trouxe dados mistos: inflação melhorou na margem mas seguiu acima da meta, e o mercado de trabalho enfraqueceu (payroll negativo e revisões baixistas), apesar do desemprego ainda baixo. O discurso de Warsh em Jackson Hole reforçou a preocupação do Fed com a persistência inflacionária, mantendo alta de juros em setembro como possibilidade condicionada aos próximos dados. Na Europa, atividade seguiu resiliente, mas a inflação voltou a acelerar, mantendo o ECB atento aos riscos. No Reino Unido, inflação pressionada e atividade em recuperação deixam o BoE dependente dos dados.
      Na Ásia, a China segue com recuperação desigual: apesar da fraqueza em julho, os PMIs de agosto melhoraram na indústria, sobretudo em produção, encomendas e exportações, com serviços ainda menos dinâmicos. No Japão, o ambiente ficou mais hawkish, com inflação em aceleração, salários reais em recuperação e atividade industrial mais forte, elevando a expectativa de continuidade da normalização monetária do BoJ.
      No Brasil, mantemos a expectativa de desaceleração da atividade, com consumo, emprego e crédito mais fracos moderando o crescimento no 2º semestre. Revisamos o PIB para 1,8% (2026) e 1,5% (2027), e o IPCA para 4,8% (2026) e 4,5% (2027), com riscos assimétricos de alta. A função de reação do BC segue equilibrada entre atividade e inflação, mantendo a expectativa de cortes de 25 bps na Selic, para 13,25% (2026) e 12,00% (2027).
    • AZ QUEST PREV ICATU LUCE FIC FIRF CP - 23.883.385/0001-88

      (Agosto de 2026)

      ‘O AZ Quest Prev Icatu Luce teve rendimento de +1,06% em agosto, resultado abaixo da rentabilidade-alvo de longo prazo prevista para o fundo. As estratégias de debêntures CDI e debêntures hedgeadas foram responsáveis pelo resultado abaixo do CDI do fundo no mês, sendo que o comportamento dos spreads de crédito foi misto e alguns poucos emissores tiveram abertura mais intensa. A carteira está 77% alocada, sendo 48% em debêntures. Os setores de maior alocação incluem Bancos, Elétricas e Saneamento Básico.
    • AZ QUEST INFLAÇÃO ATIVO PREV FIE FI RENDA FIXA - 34.442.059/0001-51

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o AZ Quest Inflação Ativo Prev apresentou retorno de 1,65%, ante 1,58% do IMA-B. No ano, o fundo acumula 7,45%, contra 6,75% do IMA-B.
      O desempenho superior ao índice refletiu o acerto tático da estratégia de juros nominais locais, em linha com a dinâmica observada nos demais fundos da casa. O fundo iniciou o mês já posicionado aplicado na ponta curta da curva pré-fixada e escalou essa exposição direcional ao longo do período. O aumento da posição capturou o forte fechamento dos prêmios de risco, catalisado por dados mais fracos de crescimento e surpresas baixistas na inflação — vetores que confirmam nossa leitura de maior espaço para cortes na Selic.
      No portfólio de juros reais, a carteira operou de forma calibrada, mantendo o enquadramento na duration do benchmark, sem adicionar risco direcional longo que não oferecesse assimetria clara frente ao cenário. Diante desse posicionamento neutro na parcela indexada à inflação, o risco ativo do fundo permanece integralmente alocado de forma tática e líquida na arbitragem da curva nominal — postura que será mantida até que surjam assimetrias evidentes para justificar risco direcional no mercado de juros reais.
    • AZ QUEST ICATU MULTI PREV FIC FIM- 18.534.967/0001-19

      (Agosto de 2026)

      Os fundos da estratégia Macro da AZ Quest encerraram agosto com rentabilidade positiva, acima do CDI do período (1,09%).
      O principal driver de resultado foi o book de juros, tanto local quanto internacional. No Brasil, os fundos mantiveram posições aplicadas na parte curta da curva pré, apostando em maior espaço para queda de juros diante de surpresas baixistas na inflação e no PIB. No exterior, o ganho veio de posições tomadas na curva curta americana, combinadas com venda de volatilidade.
      Os demais books também tiveram contribuição positiva no mês. Em bolsa, tanto a estratégia local quanto a internacional performaram bem, com viés comprado no exterior. Em commodities, uma posição ligeiramente comprada em petróleo ajudou o resultado. Já em moedas, os fundos reduziram ao longo do mês uma posição comprada em dólar, após sinais de maior tolerância do Fomc com a inflação terem enfraquecido a moeda americana — movimento que pode se reverter à frente, dada a postura mais hawkish do novo presidente do Fed.
      Seguimos aumentando a exposição dos fundos, aproveitando oportunidades geradas pelo calendário eleitoral e pelo ciclo de juros no Brasil, e monitorando de perto o risco de alta de juros nos EUA. A gestão de risco segue ativa, com foco em preservação de capital e valor no longo prazo.
  • BNP PARIBAS ASSET MANAGEMENT

    BNP PARIBAS

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • BNP PARIBAS ICATU SEG FI RF PREV CP - 22.809.036/0001-53

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • PLURAL

    BRASIL PLURAL CRÉDITO CORPORATIVO ICATU PREV CP FIC FIRF

    • BRASIL PLURAL CRÉDITO CORPORATIVO ICATU PREVIDÊNCIA CP FIC FIRF - 23.263.359/0001-57

      (Agosto de 2026)

      Atribuição de performance:
      No mês de agosto, a performance ficou abaixo do CDI. No ano e na janela de 12 meses, o fundo terminou abaixo do índice. O resultado se justifica por um fechamento dos spreads de crédito. Em um cenário de maior incerteza econômica e fiscal no país, os emissores High Grade, sustentam a demanda por estes ativos de maior qualidade de crédito, segmento no qual concentramos grande parte de nossas alocações. Além disso, com o mercado primário menos aquecido, o fluxo se direciona para o mercado secundário. A temporada de resultados referente o 2T26 se encerrou, dito isso, o crédito das companhias investidas segue satisfatório.
      No cenário macroeconômico brasileiro, os indicadores divulgados em agosto reforçaram a trajetória de desaceleração da inflação. O IPCA de julho avançou 0,07%, ante 0,16% em junho, embora tenha ficado ligeiramente acima do consenso do mercado de 0,03%. As expectativas de mercado para 2026 também foram revisadas marginalmente para baixo: o IPCA passou de 5,03% para 5,01%, enquanto a projeção para o PIB recuou de 1,99% para 1,92%, enquanto para o câmbio e para SELIC, permaneceram estáveis. No início de agosto, o Copom reduziu a taxa básica de juros de 14,25% para 14,00% a.a. No curto prazo, os principais riscos domésticos permanecem associados ao elevado endividamento de famílias e empresas, ao quadro fiscal e às eleições nacionais. No cenário externo, destacam-se as incertezas relacionadas aos conflitos no Oriente Médio e os possíveis efeitos do El Niño.
      Em relação ao mercado primário, no mês de agosto, não entramos em novas emissões, nos mantendo seletivos. Estamos direcionando esforços para identificar novas oportunidades no mercado que estejam em linha com o perfil de risco de cada estratégia, visto que os spreads se encontram em patamares mais atrativos.
      Posicionamento Atual:
      O fundo encontra-se alocado em 78,12% em ativos de crédito privado indexado ao CDI (50,01% em debêntures, 3,65% em FIDCs e 24,46% LFs/CDBs) e 21,88% em caixa.
      A duration do portfólio é de 1,64 ano e da parcela alocada em crédito privado é de 2,00 ano.
  • BOGARI CAPITAL

    BOGARI VALUE ICATU PREV FIM

    • BOGARI VALUE ICATU PREV FIM - 29.722.437/0001-10

      (Agosto de 2026)

      Atribuição:
      No mês o fundo teve as empresas abaixo como destaques de atribuição de performance:
      Positivas: Motiva, Suzano e Meli
      Negativas: Smartfit, Localiza e Equatorial

      Posicionamento agosto/26:
      O principal vetor de atenção é o cenário eleitoral brasileiro, que tende a elevar a volatilidade dos ativos domésticos e aumentar a sensibilidade do mercado a ruídos políticos. Seguimos, no entanto, confiantes na carteira atual — construída de forma balanceada e com empresas de qualidade cujo retorno prospectivo independe do desfecho eleitoral. O nível de valuation segue bastante atrativo frente aos padrões históricos.

  • BTG PACTUAL ASSET MANAGEMENT

    BTG PACTUAL

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • BTG PACTUAL ICATU CONSERVADOR FICFI RF CRÉD PRIV PREV - 02.782.911/0001-43

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • BTG PACTUAL ICATU CRÉDITO CORPORATIVO PREV FI EM COTAS DE FI MULTIMERCADO CP - 44.803.170/0001-80

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • BTG PACTUAL PGBL CRED CORP ICATU FIC FIM CP - 8918752/0001-48

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • BTG PACTUAL ICATU SEG DINÂMICO 49 FIQ FIM PREV - 2786593/000199

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • BTG PACTUAL ICATU SEG MODERADO FIQ FIM PREVIDENCIÁRIO - 3384182/000130

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • BUTIÁ INVESTIMENTOS

    BUTIÁ

    • BUTIÁ TOP ICATU SEG PREVIDÊNCIA FIRF CP - 30.507.510/0001-10

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o fundo rendeu 1,06% (96,90% do CDI). No ano, acumula 8,97% (96,15% do CDI). Nos últimos 12 meses, acumulou 14,04% (95,96% do CDI). O carrego bruto no fim do mês estava em CDI + 1,19% e a duration em 1,67 anos. O resultado do mês foi sustentado principalmente por Rede D’Or, presente em duas séries, além de Usiminas e Algar. Do lado negativo, Armac concentrou praticamente toda a contribuição adversa, também em duas séries, sem outros detratores relevantes. A performance refletiu, portanto, um portfólio em que os principais créditos mantiveram contribuição positiva, enquanto o impacto negativo ficou restrito a uma posição específica.

  • CANVAS CAPITAL

    CANVAS ICATU PREV

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o cenário internacional combinou crescimento resiliente e dados de atividade robustos com persistência das preocupações inflacionárias e forte elevação dos juros de longo prazo. Em Jackson Hole, o presidente do Fed, Kevin Warsh, adotou postura mais hawkish do que a esperada, reforçando a percepção de que a política monetária americana poderá permanecer restritiva por mais tempo e levando a uma revisão das expectativas para a reunião de setembro. Em paralelo, o Tesouro americano anunciou uma ampliação inesperada das recompras de títulos de longo prazo, contribuindo para algum alívio das taxas no final do mês. No campo geopolítico, as tensões no Oriente Médio e a manutenção do fechamento do Estreito de Ormuz mantiveram elevados os riscos sobre os preços de energia e a inflação.

      No Brasil, o Copom deu continuidade ao ciclo de flexibilização monetária com um novo corte de 25bps na Selic, mas manteve comunicação cautelosa diante da assimetria altista do balanço de riscos e da desancoragem das expectativas de inflação. Os indicadores divulgados ao longo do mês reforçaram, de maneira geral, o diagnóstico de desaceleração da atividade, cenário corroborado pela composição do PIB do 2º trimestre. Ao mesmo tempo, os efeitos dos juros elevados tornaram-se mais visíveis nas condições de crédito, com avanço da inadimplência e do comprometimento da renda das famílias, além de maior pressão sobre empresas mais alavancadas.

      A inflação corrente apresentou sinais mais favoráveis, com o IPCA acumulado em doze meses recuando para 4,44%, mas permanece acima da meta e as expectativas para horizontes mais longos seguem desancoradas. Esse cenário continua sugerindo um processo gradual de redução da Selic, com expectativa de novo corte de 25bps na próxima reunião do Copom.

      O quadro fiscal permaneceu como uma das principais fontes de incerteza. Ao longo de agosto, observou-se também um aumento da influência do processo eleitoral sobre os mercados, com o início oficial da campanha e pesquisas apontando uma disputa competitiva entre os dois principais candidatos, aumentando a sensibilidade dos ativos às propostas econômicas.

    • CANVAS ICATU PREV FICFIM PREV- 24.405.282/0001-75

      (Agosto de 2026)

      ‘- Estratégia do Fundo: O Canvas Icatu Prev é gerido pela mesma equipe do Canvas Enduro, seguindo a mesma filosofia de investimento, tendo como objetivo a geração de retorno absoluto no longo prazo, com uma rigorosa política de controle de risco. O fundo segue uma estratégia multimercado macro combinada com estratégia em ações e apenas investe em mercados líquidos.
      – Atribuição de Performance: O Canvas Icatu fechou agosto com ganho de 0,92%, acumulando no ano ganho de 5,32% (57% do CDI). Em relação à atribuição de performance no mês, o destaque ficou por conta dos ganhos obtidos com o posicionamento em bolsas, mas as estratégias em moedas e em juros reais também tiveram contribuição positiva, ao passo que as posições em juros nominais tiveram pequena perda no mês.
      – Posicionamento atual: O fundo encerrou o mês com posições aplicadas em juros nominais e reais (papeis atrelados à inflação) na parte intermediária da curva.
  • CAPITÂNIA INVESTIMENTOS

    CAPITÂNIA

    • COMENTÁRIO GERAL
      (Agosto de 2026)
      Os juros da dívida pública são assunto no mundo inteiro. O Secretário do Tesouro americano, alarmado com os 5,2% que o mercado cobrou pela mais recente emissão de títulos de 30 anos, o mais alto desde 2001, anunciou um programa de recompra para tentar deter o custo da dívida pública.
      Até o fim do mês, o plano não tinha surtido efeito. A Alemanha agora capta ao maior custo desde 2009, e o Japão não via taxas como os atuais 2,9% desde a década de 1990.
      O Brasil inicialmente sofreu com um relatório do banco Morgan Stanley que rebaixou a alocação em ações brasileiras: no pior momento, o Ibovespa chegou a estar caindo 5% no mês. O mercado galgou de volta a maior parte do terreno perdido e o Ibovespa terminou com queda de apenas 0,3%. O índice IFIX, que também foi deprimido pela onda de venda, fechou com perda de 1,5% no mês.
      Em uma era de tantas questões consequentes, os programas de governo dos dois candidatos favoritos à presidência são curiosamente superficiais em matéria econômica. Pode ser que a nova política tenha deserdado os sábios da macroeconomia, mas também pode ser que eles tenham desertado dela, não menos perplexos que qualquer outro cidadão com os tempos modernos.
    • CAPITÂNIA CREDPREVIDÊNCIA ICATU FIC FIRF CP - 27.239.065/0001-40

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • COMPASS GROUP INVESTIMENTOS BRAZIL

    Compass Group Investimentos Brazil

    • Compass High Grade Icatu FIE I FIC FIRF CP - 51.232.602/0001-05

      (Agosto de 2026)

      Atribuição de Performance e Perspectivas:
      No mês, o Fundo rendeu acima de seu benchmark (CDI), ao apresentar um retorno de +1,18% (113% do CDI), acumulando, nos últimos doze meses, um retorno de +14,20% (96% do CDI).
      O mês de agosto foi marcado pela continuidade do fechamento dos spreads dos ativos bancários, ainda sustentado pela forte captação da indústria, de aproximadamente R$ 21 bilhões no mês, e pela escassez de emissões primárias. Nas debêntures corporativas, no entanto, já observamos maior estabilidade, com uma ligeira abertura, principalmente nos papéis de maior duration, refletindo um ambiente de maior incerteza e aversão ao risco diante do cenário local e global.
      Apesar de não enxergarmos uma correção no curto prazo, dado o cenário técnico ainda saudável, seguimos com uma postura mais conservadora. Ao longo dos últimos meses, reduzimos a exposição a duration e passamos a priorizar ativos com maior liquidez.

      Posicionamento:
      Ao longo do mês, reduzimos a exposição do portfólio a papéis mais longos, privilegiando a exposição a letras financeiras e debêntures mais curtas. Mantivemos também uma maior alocação em FIDCs, buscando incrementar o carrego observado.
      Seguiremos com esse posicionamento defensivo, focando em companhias resilientes, com ainda maior atenção à seleção de emissores cujos setores e companhias estejam em bom momento operacional e que apresentem maior assimetria entre risco e retorno.
      O Fundo encerrou o mês com um carrego bruto de CDI + 1,60% a.a. e duration de 2,14 anos.

  • CONSTÂNCIA INVESTIMENTOS

    CONSTÂNCIA INVESTIMENTOS

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • CONSTÂNCIA ICATU PREV FIM CP- 33.768.898/0001-00

      (Agosto de 2026)

      O fundo Constância Previdenciário apresentou um resultado de +1,22% em agosto, contra 1,09% do CDI. Na estratégia Sistemática Ações (Long & Short), em agosto os fatores Tamanho e Crescimento apresentaram os melhores resultados enquanto o fator Tendência teve o pior desempenho. Nessa estratégia, setorialmente, os principais resultados negativos em agosto foram oriundos do setor Financeiro e Utilities enquanto os setores de Consumo (Discricionário e Produtos Básicos) apresentaram os principais ganhos.
  • CONSTELLATION ASSET MANAGEMENT

    CONSTELLATION

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • CONSTELLATION ICATU 70 PREV FIM- 30.178.912/0001-19

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • DAHLIA CAPITAL

    DAHLIA CAPITAL

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • DAHLIA GLOBAL 50 ICATU PREV FIC FIM - 38.033.115/0001-55

      (Agosto de 2026)

      ‘Nos US, a principal preocupação do mercado é a alta no 10y americano. Historicamente, essa velocidade de abertura de taxa não foi o suficiente para contaminar o mercado de ações, mas os investidores estão em alerta. Ao mesmo tempo, a temporada de resultados no universo de US Tech foi impressionante, com sequenciais revisões de lucro para cima, e que continua suportando os índices. Durante o mês, tivemos ganhos nas posições compradas em ações, principalmente em US, que compensaram as perdas nos hedges feitos em moedas.

      O fundo é um multimercado macro, que tem como objetivo construir um portfolio balanceado, englobando principalmente ações, moedas, juros e commodities. Essa combinação visa reduzir o nível de risco do fundo, focando também na preservação de capital. Mantemos posições ativas em ações, majoritariamente tecnologia nos Estados Unidos, além de posição comprada em dólar contra pares desenvolvidos.

  • DAYCOVAL ASSET MANEGER

    DAYCOVAL ASSET MANEGER

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o mercado de crédito corporativo apresentou comportamento mais estável, com leve fechamento dos spreads CDI+. Na média, os papéis fecharam 2 bps, embora com movimentos distintos entre emissores. A captação líquida dos fundos de renda fixa com exposição relevante a debêntures ficou positiva em R$ 150 milhões no mês, sinalizando uma gradual estabilização após as correções observadas ao longo do ano.

      No mercado primário, foram registradas R$ 32 bilhões em ofertas de crédito privado, ainda em ritmo inferior aos anos anteriores. Apenas 60% do volume emitido foi distribuído ao mercado, refletindo uma oferta mais restrita e seletiva.

      Em relação aos fundamentos, o mercado permanece mais criterioso na seleção de emissores, priorizando empresas com operação sólida e capacidade consistente de geração de caixa. Apesar da melhora das margens, o aumento do endividamento e o maior comprometimento do fluxo de caixa com despesas financeiras permanecem como pontos de atenção.

      Nesse cenário, mantemos uma postura conservadora e pulverizada, com baixa concentração por emissor e foco em operações que ofereçam melhor relação entre duration e carrego. As janelas de rentabilidade da Família Classic permaneceram positivas nos últimos quatro meses, beneficiadas pelo fechamento dos spreads e pelo aumento do carrego das carteiras.

      A exposição consolidada ao crédito corporativo apresentou leve aumento, acompanhada de menor concentração e redução de posições em caixa e crédito bancário de curto prazo. O carrego dos fundos da Família Classic atingiu o maior patamar dos últimos dois anos. Adicionalmente, nenhum dos emissores envolvidos nos recentes eventos de crédito fazia parte das carteiras dos fundos.

    • Daycoval Classic Previdencia FIF - 13.492.738/0001-65

      (Agosto de 2026)

      A alocação em operações de crédito situa-se na faixa de 58,5% do portfólio, sendo 29,4% em debêntures, 12,2% em FIDCs, 16,8% em crédito bancário, entre LFs e CDBs, e uma posição confortável em títulos públicos com liquidez diária. O carrego equivalente do fundo está em CDI + 1,2 com 1,6 anos de duration.
  • EQUITAS INVESTIMENTOS

    EQUITAS INVESTIMENTOS

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Encerramos agosto com o cenário de curto prazo dominado por três vetores: (i) a reancoragem da função de reação do Fed sob a presidência de Kevin Warsh, em que a possibilidade de alta de juros em setembro convive com índices americanos próximos das máximas; (ii) a durabilidade do ciclo de memória e de infraestrutura de IA, sustentada por receita contratada e não apenas por preço spot, o que reduz, sem eliminar, o risco de novas desalavancagens técnicas; e (iii) o ciclo eleitoral doméstico, em que o empate técnico nas pesquisas convive com o corte de juros em curso e uma bolsa ainda barata. No mês, o Copom reduziu a Selic em 0,25 p.p., para 14,00%, na quarta redução consecutiva de igual magnitude, enquanto os estrangeiros retiraram R$ 18,11 bilhões da B3, o pior mês de 2026. Nesse contexto, ampliamos deliberadamente a exposição a risco Brasil. Mantemos um portfólio equilibrado entre teses de crescimento secular e oportunidades táticas domésticas com assimetria atrativa, vigilantes quanto à política monetária americana e ao ciclo eleitoral, e confortáveis com a composição das principais posições no horizonte de médio prazo.

    • EQUITAS PREV II ICATU FIC FIA - 35.354.896/0001-91

      (Agosto de 2026)

      Em agosto/26 o Equitas Prev II Icatu FIC FIA apresentou rentabilidade de -3,14%, enquanto o Ibovespa recuou 0,33%. A carteira é composta exclusivamente por ações locais, sem a exposição internacional presente em outras estratégias da casa. A única contribuição positiva relevante veio de Rede D’Or (+1,56%). Do lado negativo, os principais detratores foram Copasa (-13,9%), Orizon (-6,0%) e Track & Field (-13,0%). Copasa e Orizon reportaram resultados do 2T26 abaixo do esperado, sem deterioração das teses: em Orizon, despesas maiores, com os projetos de biometano como vetor à frente; em Copasa, entendemos o trimestre como secundário diante da privatização, com a Equatorial a caminho do controle. Entre as posições core, 3Tentos recuou 2,46%, com a margem EBITDA comprimida de 9,3% para 4,4% pelo esmagamento de soja. No posicionamento, ampliamos a exposição a BTG Pactual, de 7,1% para 12,1% do patrimônio, encerramos a posição em Copel e iniciamos exposição ao índice de small caps.

  • FINACAP INVESTIMENTOS

    FINACAP INVESTIMENTOS

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      O Ibovespa encerrou agosto praticamente estável, com queda de 0,33%, aos 177.418 pontos, após acumular perda de 6,5% até o dia 18 e recuperar boa parte nas semanas finais. O movimento refletiu um ambiente externo menos favorável ao risco, com tensões no Oriente Médio, alta das taxas dos Treasuries longos e preferência global por mercados mais expostos à inteligência artificial, fatores que motivaram saída líquida de cerca de R$ 18,5 bilhões de estrangeiros. O petróleo seguiu elevado, com o Brent acima de US$ 90, e o dólar avançou 2,05% ante o real, a R$ 5,18, enquanto o S&P 500 subiu 2,62%. A curva de juros teve fechamento concentrado na parte curta.

    • FINACAP ICATU PREV 70 FIM - 33.499.011/0001-17

      (Agosto de 2026)

      O fundo entregou rentabilidade de -0,50% em agosto. Em 12 meses, o retorno do fundo é de +13,20%. Desde o início, a estratégia entrega rentabilidade de +94,28%.

      As principais exposições setoriais são: Commodities (26%), Consumo (19%), Financials (12%), Utilities (11%).

      As principais contribuições setoriais para o desempenho em agosto foram: Commodities (+0,76%), Utilities (+0,34%), Financials (-0,79%), Consumo (-0,55%) e Tesouraria (-0,26%).

  • FORPUS CAPITAL

    FORPUS CAPITAL

    • FORPUS 100 ICATU PREV FIC FIA 38.281.397/0001-00

      (Agosto de 2026)

      O Forpus 100 ICATU PREV subiu 0,91% em agosto, contra uma alta de 1,58% do IMA-B no mesmo período. As maiores contribuições positivas vieram de Mineração e Siderurgia (1,24%), Consumo e Varejo (0,57%), Construção Civil (0,44%); as principais contribuições negativas, de UtilidadePública (-1,05%), Financeiro (-0,72%), Telecomunicações (-0,45%).
      Entramos em setembro com as atenções voltadas para as eleições, achamos que as chances de alternância de poder são maiores do que as estimadas pelo mercado. A carteira-base segue bem alocada em exportadores de commodities, que tenderiam a se beneficiar de uma improvável,sob nosso ponto de vista, vitória da situação no contexto eleitoral.
  • GALAPAGOS CAPITAL

    GALAPAGOS CAPITAL

    • Galapagos Baltra Icatu Qualificado Previdência FIM CP - 40.219.231/0001-05

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • GEOCAPITAL

    GEOCAPITAL

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Agosto foi um mês forte para as bolsas globais, com ganhos amplos em mercados desenvolvidos e emergentes — e, curiosamente, apesar de um tom mais duro do FED, que em Jackson Hole sinalizou preocupação com uma inflação ainda perto de 3% e esfriou as apostas de corte de juros. O que mais nos anima, porém, é a temporada de resultados: além de forte, ela deu sinais de “alargamento”, com o crescimento de lucros deixando de se concentrar apenas nas gigantes de tecnologia. Esse é justamente o terreno que buscamos — empresas de qualidade, com bons resultados e valuation atrativo, fora do centro de gravidade dos índices.

    • Geo Empresas Globais em Dólares 40 Icatu Qualificado Prev FIC FIM - 46.099.520/0001-02

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o fundo rendeu +2,74% em dólares, à frente das referências no mês (MSCI World +2,6%; CPI + 2,5% +0,2%). As maiores contribuições vieram de Uber (+0,72%), Booking (+0,70%) e Equifax (+0,61%). Do lado negativo, Suzano (−0,11%), Amazon (−0,06%) e Brookfield (−0,05%).

  • GENOA CAPITAL

    GENOA

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      EUA seguem resilientes, com crescimento acima do potencial e inflação persistentemente acima da meta. O quadro reforça a expectativa de retomada da alta de juros pelo Fed, enquanto tensões geopolíticas pressionam o petróleo. No Brasil, a atividade perde tração, favorecendo a continuidade da flexibilização, ainda que a proximidade das eleições eleve a volatilidade.

    • GENOA CAPITAL CRUISE PREV ICATU FIC FIM - 42.535.455/0001-51

      (Agosto de 2026)

      As principais contribuições positivas para a rentabilidade do mês vieram das posições em juros e moedas globais. As posições nos juros local também contribuiram positivamente. Já as apostas em renda variável e na moeda local foram detratoras.
      No cenário internacional, mantemos visão construtiva para a economia americana, amparada pela resiliência da atividade e por um forte ciclo de investimentos, que pressiona preços e dificulta a condução da política monetária.
      No Brasil, adotamos uma postura taticamente mais otimista, diante da acomodação da atividade e de uma eleição presidencial que se desenha mais disputada.
      Em renda variável, enxergamos momentaneamente melhor assimetria em empresas brasileiras, favorecidas por valuations descontados e por um posicionamento técnico já bastante ajustado.

  • GIANT STEPS CAPITAL

    GIANT STEPS CAPITAL

    • GIANT PREV - 32847791/0001-86

      (Agosto de 2026)

      O fundo terminou o mês de agosto com resultado positivo. Os principais ganhos vieram das posições aplicadas nos books de juros e inflação, com destaque para os vencimentos curtos. As posições compradas em bolsa americana e em ouro também adicionaram performance relevante. A principal detratora foi a posição em imobiliário. A bolsa local teve contribuição neutra no período. O fundo começa setembro com redução significativa da posição aplicada em juros nominais curtos, o maior movimento do mês. Aumentou de forma relevante as exposições em ouro e em imobiliário, e ampliou juros reais, juros nominais longos e bolsa americana. Bolsa local, small caps brasileiras e moedas foram mantidas praticamente estáveis.
  • GUEPARDO INVESTIMENTOS

    GUEPARDO

    • GUEPARDO ICATU 100 PREV 1 - 45.605.046/0001-72

      (Agosto de 2026)

      No mês, o Fundo avançou 5,2%, enquanto o Ibovespa recuou 0,3%. O resultado foi impulsionado principalmente por Ultrapar e Grupo Mateus, as duas maiores contribuições positivas do período. Em Ultrapar, a valorização ocorreu em um contexto de continuidade da boa execução operacional da Ipiranga e de disciplina na alocação de capital do grupo. Em Grupo Mateus, o mercado passou a reconhecer com maior intensidade o potencial de captura de sinergias, a evolução do capital de giro e a perspectiva de recuperação de margens. Klabin, Rumo e Fleury também contribuíram positivamente, reforçando a diversidade dos vetores de geração de valor do portfólio. Do lado negativo, Copasa foi o principal detrator, seguida, em menor magnitude, por Vulcabras e Allos. Essas oscilações não alteram nossa avaliação sobre os fundamentos das investidas e a atratividade da carteira no longo prazo.
      Agosto foi um mês de forte recuperação relativa para a estratégia, com geração expressiva de alpha frente ao Ibovespa. Ainda assim, entendemos que a leitura correta do período não está apenas na magnitude do retorno mensal, mas na confirmação de que a geração de valor das empresas investidas, construída ao longo de trimestres de execução operacional, disciplina financeira e crescimento de caixa, pode se refletir de forma concentrada nos preços em janelas mais curtas. Como sempre falamos, o que sustenta nossa convicção não é a oscilação de tela de um mês, mas a evolução consistente dos fundamentos das companhias que compõem o portfólio. Um mês forte não altera nossa filosofia, apenas ilustra por que o horizonte de longo prazo segue sendo central para a avaliação da estratégia.
  • GUARDIAN GESTORA

    GUARDIAN GESTORA

    • GUARDIAN ICATU PREV FI RF CP - 45.386.487/0001-20

      (Agosto de 2026)

      Como estratégia principal o Fundo tem como objetivo buscar retorno aos seus cotistas através de investimentos em ativos financeiros de renda fixa, possuindo concentração de, no mínimo, 80% de seus recursos nessa classe de ativo. Além disso, o fundo destina-se exclusivamente a receber, diretamente, recursos referentes às reservas técnicas de Plano Gerador de Benefício (PGBL) e de Vida Gerador de Benefício (VGBL).
      Sendo assim, durante o mês de agosto, o fundo rendeu 1,10% , o equivalente a 100,5% do CDI no período e 103,2% do CDI acumulado no ano. Como estratégia o fundo mantém a alocação em ativos com alta qualidade de crédito e duration mais curta para evitar a volatilidade de mercado. Sua estratégia é de classificação High grade planeja entregar uma rentabilidade superior ao seu banchmark de forma consitente. Atingindo, como planejado as rentabilidades mencionadas anteriormente.
  • HIX CAPITAL

    HIX CAPITAL

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Agosto ilustrou bem algo central na nossa filosofia: mesmo com o Ibovespa negativo, pressionado por saídas de capital estrangeiro e ao ruído eleitoral, o Fundo entregou retorno positivo. Essa descorrelação não é acaso — reflete uma carteira construída de baixo para cima, montada empresa a empresa e com pouca sobreposição ao índice, cujo desempenho depende dos fundamentos das companhias, não do humor do mercado ou do fluxo do dia. Foi um mês de resultados corporativos sólidos, que reforçaram nossas convicções. Com os preços ainda deprimidos e os lucros avançando, seguimos convictos de que o caminho é estar nas empresas certas, ao preço certo — e deixar que os fundamentos conduzam o retorno.

    • HIX ICATU PREVIDENCIÁRIO LONG ONLY QUALIFICADO FIC FIM 100 - 29.800.227/0001-01

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o HIX Icatu Prev rendeu +2,13%, à frente do Ibovespa, que caiu 0,3% diante de saídas de estrangeiros ligadas à realização de lucros e à cautela eleitoral. No acumulado, o Fundo sobe +7,3% no ano, +14,4% em 12 meses e +46,0% em 48 meses. As maiores contribuições vieram de Tenda (+0,71%), GPS (+0,60%) e Suzano (+0,34%). Do lado negativo, Orizon (−0,20%), Plano e Plano (−0,18%) e Terra Santa (−0,09%).

  • IBIUNA INVESTIMENTOS

    IBIUNA

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • IBIUNA ST PREV ICATU FIM CP - 45.511.041/0001-80

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • IBIUNA PREVIDÊNCIA ICATU FIF - 18.041.877/0001-96

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • ICATU VANGUARDA

    ICATU VANGUARDA

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA FIC FI RF PLUS PREV - 04.223.291/0001-38

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA HEDGE FI MM PREV - 28.557.920/0001-24

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU SEG GLOBAL EQUITY INCOME 10 FI MM PREVIDENCIÁRIO- 28.557.951/0001-85

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU SEG DURATION FI RF - 04.511.286/0001-20

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU SEG PRIVILEGE RF FICFI - 09.321.515/0001-68

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA MULTIESTRATÉGIA MODERADO FC DE FI MM PREV - 04.223.314/0001-04

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA MULTIESTRATÉGIA ARROJADO FIC FIM PREV - 03.537.456/0001-83

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA MINHA APOSENTADORIA 2030 FIC FIM PREV - 07.190.746/0001-54

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA MINHA APOSENTADORIA 2040 FIC FIM PREV - 07.190.735/0001-74

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA MINHA APOSENTADORIA 2050 FIC FIM - 35.636.610/0001-60

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA FIC FI RF INFLAÇÃO CURTA PREV - 12.823.627/0001-21

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA PÓS FIXADO FIRF PREV - 33.520.901/0001-63

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA ABSOLUTO FIRF CP PREV - 21.494.444/0001-09

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA DIVIDENDOS INCOME - 14.188.156/0001-52

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA FIC DE FI RF INFLAÇÃO LONGA PREV - 04.228.716/0001-00

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA ABSOLUTO PLUS QUALI FIRF CP PREV - 45.444.101/0001-90

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA ABSOLUTO II FIRF CP PREVIDENCIÁRIO - 46.685.502/0001-02

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA IGARATÉ FIM PREV - 46.192.463/0001-01

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU SEG FICFI PRIVILEGE CONSERVADOR RF - 16.557.835/0001-87

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU SEG BRASIL TOTAL FICFI MM - 12.053.727/0001-16

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VANGUARDA ABSOLUTO TOTAL RETURN FIRF CP PREVIDENCIÁRIO - 46.762.380/0001-00

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • INDIE CAPITAL

    INDIE ICATU PREV FIM

    • INDIE ICATU PREVIDÊNCIA FIM - 29.732.967/0001-40

      (Agosto de 2026)

  • INTEGRAL INVESTIMENTOS

    INTEGRAL ICATU PREV FIRF CP

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • INTEGRAL ICATU PREVIDENCIÁRIO FI RF CP- 33.588.888/0001-84

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • INTER ASSET

    INTER

    • INTER CONSERVADOR ICATU SEG PREV FIM CRED PRIV- 25.098.148/0001-31

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o fundo apresentou rendimento de 1,09%, equivalente a 100,00% do CDI. O resultado reflete um cenário de spreads de crédito estáveis, em que o retorno foi explicado essencialmente pelo carrego dos ativos. A parcela bancária contribuiu com retorno em torno de 105% do CDI, enquanto as debêntures superaram 110% do CDI e os FIDCs atingiram 112% do CDI.
      Ao longo do mês, a gestão realizou vendas em ativos com potencial limitado de fechamento adicional de spreads, buscando reposicionar o portfólio em oportunidades com melhor perspectiva de retorno. A carteira de crédito mantém posicionamento conservador: 65,56% dos ativos estão alocados em AAA e 27,81% em ratings entre AA+ e AA−, totalizando 93,37% nas faixas superiores de classificação. O carrego da carteira encerra o mês em CDI + 0,75% a.a., com duration de 1,46 ano, refletindo o posicionamento estratégico do fundo no atual contexto de mercado.
    • INTER SELECTION ARROJADO PREVIDENCIÁRIO ICATU FIM CP - 36.620.025/0001-35

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.
    • INTER SELECTION TOP PREVIDÊNCIA ICATU FIM CP - 32.811.956/0001-60

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • INTER INFLAÇÃO LONGA ICATU PREVIDENCIÁRIO FIC FIRF - 50.093.051/0001-83

      (Agosto de 2026)

      O fundo Inter Inflação Longa, que teve início em maio de 2023, tem como principal objetivo proporcionar proteção contra a inflação. Para atingir essa meta, o fundo é indexado ao IMA-B 5+, que é um índice composto por NTN-B´s (Notas do Tesouro Nacional Série B) com vencimento igual ou acima de cinco anos. No mês de agosto, a carteira apresentou um retorno de 1,66% versus rendimento de 1,81% para o IMA-B 5+. O período foi marcado pela continuidade de um ambiente global desafiador, no qual o debate sobre inflação e política monetária passou a dividir espaço com uma preocupação cada vez mais estrutural: o elevado endividamento das principais economias desenvolvidas. O crescimento dos estoques de dívida pública, combinado a déficits fiscais persistentes e elevadas necessidades de refinanciamento, segue pressionando os juros de longo prazo — limitando uma eventual flexibilização das condições financeiras mesmo diante de sinais de desaceleração da atividade. Na economia americana, esse debate ganhou ainda mais relevância após o encontro anual de Jackson Hole. Kevin Warsh adotou postura mais restritiva em suas declarações, reforçando a necessidade de maior convicção sobre a trajetória desinflacionária. Para que o Fed opte por interromper o ciclo de aperto, será necessário que os próximos indicadores demonstrem sinais suficientemente claros de moderação inflacionária e/ou enfraquecimento mais consistente da atividade econômica e do mercado de trabalho. Já no Brasil, avaliamos que o debate macroeconômico deverá migrar gradualmente da inflação corrente para a intensidade da desaceleração da atividade. Os efeitos acumulados de um prolongado período de juros elevados tornam-se progressivamente mais visíveis pelo canal de crédito, com destaque para as famílias, cujo elevado endividamento e alto comprometimento de renda restringem a capacidade de expansão do consumo. A isso se somam um espaço fiscal cada vez mais limitado e taxas reais elevadas que inibem o investimento privado, deixando a economia com poucos vetores de crescimento relevantes à frente. Nesse contexto, à medida que a desaceleração avança e o hiato do produto se torna mais negativo, as condições para uma eventual flexibilização monetária tendem a se construir gradualmente. O Banco Central, contudo, seguirá atento à evolução das expectativas de inflação, da inflação de serviços, do câmbio e, sobretudo, da percepção fiscal — cuja deterioração poderia limitar o espaço para redução dos juros. O IPCA-15 de agosto recuou -0,40%, resultado expressivamente inferior ao registrado em julho (0,06%), influenciado principalmente pelas quedas nos grupos Habitação (-1,41%), Transportes (-1,00%) e Alimentação e bebidas (-0,57%). Os demais grupos apresentaram variações modestas.

  • IP CAPITAL PARTNERS

    IP CAPITAL PARTNERS

    • IP PREVIDENCIA ICATU QUALIFICADO FIC FIM - 39.723.078/0001-70

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • JGP

    JGP

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      No mês de agosto, os temas principais nos mercados internacionais seguiram sendo o conflito com o Irã, a política monetária do Fed e o bom desempenho do mercado de ações norte-americano puxado pelas empresas de tecnologia ligadas à inteligência artificial. O índice de ações S&P 500 subiu 2,2% no mês, apesar do acirramento do conflito no Golfo e da alta de 4% do petróleo. A curva de juros oscilou em um intervalo relativamente estreito, fechando com um ligeiro deslocamento para cima, de 4 bps no vértice de 2 anos e de apenas 2 bps no vértice de 10 anos. O presidente do Fed, Kevin Warsh, fez um discurso mais “hawkish” na conferência de Jackson Hole, deixando clara a preocupação com a inflação acima da meta e esclarecendo que, em relação ao mandato dual do Fed, que tem uma meta de inflação e uma meta de pleno emprego, a autoridade monetária está mais preocupada hoje com a inflação. O mercado está colocando na curva cerca de 40 bps de alta de juros até o fim do ano, nas 3 reuniões restantes. O dado de “payroll” foi fraco em julho, mas ele tem oscilado bastante em torno de uma tendência declinante. No entanto, a taxa de desemprego não está subindo, pois o número de pessoas chegando ao mercado de trabalho também se reduziu. O Dollar Index, índice que mede o valor do dólar frente a uma cesta de moedas, oscilou negativamente no mês, com perda de aproximadamente 1%. O Euro e o Yuan (chinês) tiveram um pequeno ganho. Os dados de atividade da China seguem fracos, com desaceleração principalmente no varejo e na construção civil, ao passo que a indústria e o setor exportador se mantiveram bem, com destaque para os setores de novas tecnologias.

      No Brasil, houve uma oscilação em formato de “V” no índice Bovespa ao longo do mês. A queda inicial foi associada à saída de estrangeiros do Brasil devido à proximidade das eleições, enquanto a recuperação posterior está sendo atribuída à melhora da oposição nas pesquisas eleitorais. No fechamento, o Ibovespa perdeu apenas 0,6% frente ao mês anterior. À medida que o pleito se aproxima, o mercado se torna mais sensível às notícias a ele relacionadas. As taxas de juros futuras tiveram o mesmo padrão de oscilação em forma de “V”, só que invertido, com abertura de taxas no início do mês e fechamento na etapa posterior. No final do mês, o DI Jan 29 ficou apenas 3 bps maior do que no fechamento de julho, enquanto o Jan 31 abriu somente 5 bps, mas essa pequena variação esconde a grande oscilação ocorrida ao longo do mês. Por sua vez, o Real também oscilou ao longo do mês, mas acabou fechando com uma desvalorização de 2,2% frente ao Dólar, passando de 5,07 para 5,18. Os dados de atividade vêm mostrando uma desaceleração em relação ao 1º trimestre, ao passo que a inflação também moderou. Com base nisso, o Banco Central do Brasil (BCB) segue cortando a taxa de juros em passos de 25 bps. Na próxima reunião, prevista para 16/09, a autoridade monetária deve baixar a taxa Selic para 13,75%. A reunião seguinte será depois do 2º turno das eleições, o que coloca uma dificuldade maior de previsibilidade, uma vez que o resultado do pleito pode gerar oscilação significativa no mercado financeiro, sobretudo na taxa de câmbio. A curva de juros trabalha no momento com uma ligeira inclinação positiva, ao passo que as taxas de juros reais seguem elevadas (próximas a 8%). Para haver uma redução significativa das taxas de juros futuros é preciso que haja um plano para melhorar as contas públicas e mudar a trajetória de crescimento da relação Dívida/PIB.

    • JGP PREV MULTIMERCADO ICATU SEGUROS FIC FIM - 38.015.773/0001-14

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • JGP CRÉDITO PREVIDENCIÁRIO ICATU - 41.128.259/0001-08

      (Agosto de 2026)

      ‘O JGP Crédito Previdenciário registrou, em agosto, retorno líquido equivalente a 1,12%. O fundo foi impactado positivamente no mês pelos ganhos de marcação a mercado da debênture de Braskem – BRKMA8 (contribuição efetiva 0,03%) e da debênture de Rede D’Or São Luiz – RDORF8 (contribuição efetiva 0,03%). O fundo foi impactado negativamente no mês pelas perdas de marcação a mercado de BOND de OCEANICA ENGENHARIA E CONSULTORIA S.A. – USL7151AAC01 (contribuição efetiva -0,02%) e de BOND de Csn Resources Sa – USL21779AL44 (contribuição efetiva -0,01%).

      O fundo encerrou o mês com 80% de seu PL alocado, 436 ativos em carteira de 181 emissores distintos (incluindo emissores corporativos, financeiros e títulos estruturados), taxa de carrego do fundo (antes de custos) equivalente a DI +1,42% e prazo médio de 2,3 anos.

    • JGP AÇÕES ESG 100 PREVIDENCIÁRIO ICATU SEGUROS FIC FIA - 35.807.793/0001-30

      (Agosto de 2026)

      ‘Em agosto, mantivemos inicialmente uma alocação mais baixa diante dos riscos e da expectativa de uma temporada de resultados fraca. Os números confirmaram a cautela, mas a queda das ações foi superior à deterioração dos fundamentos, agravada por forte fluxo vendedor estrangeiro, levando os valuations a níveis próximos das mínimas históricas. Diante dessas distorções, elevamos significativamente a exposição dos fundos, com o Long Only próximo de 100% e o Long Biased acima de 80%, além de aumentarmos moderadamente o risco e o beta das carteiras.

    • JGP PREVIDENCIARIO MULTIMERCADO ICATU - 37.910.253/0001-02

      (Agosto de 2026)

      ‘No mês de agosto, obtivemos ganhos com a conversão dos títulos privados da Light. Em contrapartida, a compra de Real contra Dólar e a posição tomada em juros na Colômbia contribuíram negativamente para a performance no período.

  • KADIMA ASSET MANAGEMENT

    KADIMA ASSET MANAGEMENT

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Durante o processo de desenvolvimento e seleção dos algoritmos que utilizamos na gestão de nossos fundos, buscamos aqueles que consigam gerar retorno de longo prazo consistente com o risco assumido. Faz parte deste processo a busca pela minimização de perdas em períodos de menor aderência dos modelos, isto é, durante os cenários de mercado desfavoráveis em relação aos drivers de performance das estratégias que compõem o portfólio dos fundos. Isso significa que buscamos depender o mínimo possível de cenários diversos nos mercados operados, ainda que evidentemente existam momentos melhores e piores para cada uma das estratégias.

    • ICATU KADIMA FIE PREV FIC FIM CP - 15.862.867/0001-23

      (Agosto de 2026)

      O Icatu Kadima FIE Prev acumula uma rentabilidade desde o início de 246.41% (contra 248.00% do CDI). Nos últimos 12 meses, o fundo apresentou rentabilidade de 5.87% (contra 14.63% do CDI). Em 2026, o fundo acumula uma rentabilidade de 3.73% (contra 9.33% do CDI).

      Durante agosto, o principal destaque de performance foi o modelo de alocação sistemática entre diversas classes de ativos, com ganhos em NTN-Bs. Adicionalmente, o modelo seguidor de tendências de curto prazo apresentou ganhos marginais em dólar e índice.
      No lado negativo, o modelo de fatores long short em bolsa Brasil foi o principal detrator, pelo resultado da carteira comprada em ações. O book offshore também apresentou perdas, principalmente pelo resultado dos modelos em commodities e em moedas, assim como o modelo de contratendências em índice. Por fim, o modelo seguidor de tendências de curto prazo nos DIs fechou o mês como detrator.

      O fundo segue com alocações que visam uma otimização do portfólio de modelos matemáticos que possuímos, com as devidas restrições de legislação do segmento de previdência aberta. Acreditamos na capacidade do fundo de gerar bons resultados no longo prazo.

  • KAPITALO

    KAPITALO

    • KAPITALO K10 GLOBAL ICATU PREVIDENCIÁRIO IQ FIC FI MULTIMERCADO - CNPJ: 41.505.673/0001-80

      (Agosto de 2026)

      A economia global segue apresentando crescimento robusto. Os números de inflação mostraram arrefecimento na margem, mas a manutenção do preço do petróleo em patamar elevado, graças à continuidade das tensões entre o Irã e os EUA, é um risco altista. Na conferência de Jackson Hole, Warsh fez um discurso mais duro ao enfatizar que a inflação segue em patamar desconfortável e que as condições financeiras atuais não são restritivas, aumentando a probabilidade de altas de juros nas próximas reuniões. Nesse contexto, os ativos de risco tiveram bom desempenho e as taxas de juros subiram ao longo do mês.

      No Brasil, os núcleos de inflação cederam para níveis mais próximos à meta e a atividade vem dando sinais de maior desaceleração. O BCB cortou a taxa de juros em 0,25% e deixou os próximos passos em aberto. O modelo do BCB indica que há espaço para cortes adicionais nas próximas reuniões, apesar da alta das expectativas de inflação mais longas. As pesquisas eleitorais mostraram um estreitamento da diferença entre os principais candidatos, caracterizando um empate técnico.

      O fundo Kapitalo K10 teve resultado positivo no mês. Os livros de commodities, bolsa e juros foram positivos.

      Moedas: Estamos comprados em peso chileno, Reais e Lira Turca e vendidos em Euro, Franco Suíço CHF e dólar americano.

      Commodities: Mantivemos a venda de café. Zeramos a compra de milho. Adicionamos venda de açúcar.

      Bolsa: Seguimos comprados no setor de tecnologia nos EUA. Zeramos a compra de bolsa da Argentina. Adicionamos compra de bolsa do Brasil.

      Juros: Seguimos com posições aplicadas no Brasil, Suécia e África do Sul. Zeramos posição aplicada no Reino Unido. Adicionamos posição tomada nos juros dos Estados Unidos.

    • KAPITALO KAPPA ICATU QUALI PREV I FIC FIM - 42.046.884/0001-65

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o cenário global seguiu marcado por incertezas geopolíticas e cautela dos bancos centrais.

      Nos EUA, o conflito com o Irã permaneceu sem perspectiva de resolução, enquanto a economia mostrou mercado de trabalho ainda resiliente e inflação acima da meta, embora em desaceleração. O Fed reforçou uma postura dependente dos próximos dados, mantendo em aberto tanto a manutenção quanto uma eventual alta de juros.

      Na Europa, a atividade permaneceu resiliente e a inflação acelerou, principalmente por energia, apesar de sinais mais benignos no núcleo, reforçando a expectativa de alta de 25 bps pelo ECB em setembro.

      Na China, não houve novidades relevantes.

      No Brasil, a atividade confirmou perda de ritmo, com desaceleração do consumo, do emprego e da confiança. O quadro fiscal veio em linha com o esperado, com arrecadação ainda forte. A inflação corrente melhorou, mas riscos relacionados ao fim da escala 6×1 e ao El Niño ganharam relevância para horizontes mais longos.

      Na performance, posições em bolsa, commodities e moedas contribuíram positivamente, enquanto juros contribuiu negativamente.

      Em juros, reduzimos posições aplicadas no Reino Unido, na Zona do Euro e em juros reais e nominais no Brasil.

      Em bolsa, mantivemos posições compradas e de valor relativo em ações brasileiras e reduzimos posições compradas em ações globais.

      Em moedas, aumentamos posições compradas no real e no dólar canadense, mantivemos posições táticas no peso mexicano e no peso chileno e posições compradas na rúpia indiana e no won coreano. Mantivemos posições vendidas no euro e no renminbi chinês e reduzimos posições vendidas no dólar australiano e na libra esterlina.

      Em commodities, abrimos posição comprada no cobre e posição vendida no açúcar, mantivemos posição vendida no café e no paládio e reduzimos posições vendidas no petróleo e no ouro. Zeramos posições compradas no milho.

  • KINEA

    KINEA

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      No Brasil, devemos ver uma desaceleração gradual da atividade econômica ao longo do tempo. Seguimos seletivos em crédito privado, observandos oportuniodades em High Yield.Na bolsa brasileira, concentramos posições em setores de carregos elevaods, dividendos atrativos e sólido crescimento de lucros. No exterior, temporada resultados nos EUA apoiaram o risco. Em commodities, petróleo, agrícolas e metais seguiram sensíveis à geopolítica, clima e perspectivas de juros.

    • KINEA PREV XTR II PLANOS ICATU FIC FIM- 34.143.959/0001-06

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, tivemos ganhos em juros, ações e commodities, enquanto moedas ficaram neutras. Em juros, o desempenho refletiu a leitura de desaceleração gradual da atividade doméstica, em um ambiente de consumidor ainda pressionado, política monetária contracionista e expectativa de maior austeridade fiscal em 2027, reforçando a visão de taxas abaixo do que o mercado precifica; no exterior, também contribuíram posições em países com maior ociosidade econômica. Em ações, a principal contribuição veio do exterior, com recuperação de tecnologia após julho fraco e temporada de resultados sólida nos EUA, além de ganhos em setores como financeiro, aeroespacial e biotecnologia. Em commodities, estamos comprados e, petróleo, agrícolas e metálicas, diante de estoques apertados, riscos climáticos e geopolíticos. Para frente, seguimos vendo oportunidades seletivas em mercados com bons fundamentos e assimetrias favoráveis.

  • KÍNITRO CAPITAL

    KÍNITRO CAPITAL

    • KINITRO ICATU PREV FIM - 53.530.086/0001-20

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • LEBLON EQUITIES

    LEBLON EQUITIES

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • LEBLON 100 ICATU PREV FIM - 35.314.803/0001-03

      (Agosto de 2026)

      ‘Em agosto, o fundo teve um retorno de -0,6% contra -0,3% do Ibovespa.

      As principais contribuições positivas foram Cyrela (+0,9 p.p), Petrobras (+0,6 p.p) e Locaweb (+0,4 p.p). Os detratores foram Priner (-2,0 p.p), Lojas Renner (-0,9 p.p) e Bradsaúde (-0,6 p.p).

       

    • LEBLON ICATU PREVIDÊNCIA FIM - 11.098.129/0001-09

      (Agosto de 2026)

      ‘Em agosto, o fundo teve um retorno de 0,9% contra -0,3% do Ibovespa.

      As principais contribuições positivas foram Cyrela (+0,3 p.p), Petrobras (+0,2 p.p) e Coinbase (+0,2 p.p). Os detratores foram Priner (-0,6 p.p), Lojas Renner (-0,3 p.p) e Bradsaúde (-0,2 p.p).

      Desde o início, em dezembro de 2009, o fundo acumula retorno de 278,3%, o que equivale a um retorno anualizado de 8,3% (Ibov 5,9%).

  • LEGACY CAPITAL

    LEGACY CAPITAL

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

    • LEGACY CAPITAL PREV ICATU FIC FIM - 37.367.841/0001-41

      (Agosto de 2026)

  • LIS CAPITAL

    LIS CAPITAL

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • LIS ICATU PREV FIM - CNPJ: 37.844.994/0001-32

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • MIRABAUD INVESTIMENTOS

    MIRABAUD INVESTIMENTOS

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      O mês de agosto foi marcado pelo retorno dos fluxos positivos de captação para os fundos de renda fixa de crédito privado, que vinham apresentando resgates líquidos desde fevereiro.

    • MIRABAUD ICATU PREV FIF RF CP - 53.076.690/0001-29

      (Agosto de 2026)

      A rentabilidade do Mirabaud Icatu Prev em agosto foi de 1,02%, equivalente a 93,02% do CDI.
      No acumulado dos últimos 12 meses, o fundo apresentou retorno de 14,13%, correspondente a 96,52% do CDI no mesmo período. Nossa carteira foi impactada negativamente pela exposição em Hapvida, que apresentou desvalorização de 4,6%, seguida por Armac, com queda de 1,7%. Diante do comportamento volátil do papel e das incertezas em relação ao plano de reestruturação da companhia, optamos pela venda da posição em Hapvida. Do lado positivo, entre as principais valorizações da carteira de debêntures, destacaram-se Aegea (1,63%), Localiza (1,55%) e Yduqs (1,50%).
      A posição em caixa encerrou agosto em 29,5%, inferior aos 31,4% do mês anterior. As principais movimentações no período foram a compra de Yduqs, elevando nossa posição, LFSN de BTG Pactual e de Compass (Gás e Energia).
      O duration da carteira encerrou o mês em 2,37, em linha com o mês anterior. O carrego da carteira permaneceu em 1,21, enquanto o carrego da parcela investida em debêntures ficou em 1,52%.
  • MÓDULO CAPITAL

    MÓDULO CAPITAL

    • MÓDULO ICATU PREV FIM - 30.507.620/0001-82

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • NEST ASSET MANAGEMENT

    NEST

    • NEST RF ICATU PREVIDENCIÁRIO QUALIFICADO FUNDO DE INVESTIMENTO RF CRÉDITO PRIVADO 48.936.902/0001-60

      (Agosto de 2026)

      No mês, o Nest Macaw Icatu Previdência Renda Fixa Crédito Privado registrou rendimento equivalente a 101% do CDI. Não houve alterações relevantes na composição da carteira.
      O book de títulos públicos seguiu como principal fator de variação do resultado, com o comportamento das taxas das NTN-Bs ao longo do mês. O book de debêntures permaneceu sem alterações significativas, com desempenho em linha com o esperado. As Letras Financeiras mantiveram sua participação na carteira, e o book de FIDCs apresentou comportamento dentro do esperado, sem alterações materiais no período.
      Mantivemos a posição de caixa e a estratégia de alocação alinhadas ao perfil de risco do veículo.

  • NEXTEP INVESTIMENTOS

    NEXTEP INVESTIMENTOS

    • Nextep Icatu Prev Global Balanceado Qualificado FIE FIM - 55.032.827/0001-79

      (Agosto de 2026)

      Este fundo investe 40% de seus ativos no fundo NEXTEP GLOBAL EQUITIES LONG ONLY FIF AÇÕES – IE RL, gerido pela Nextep Investimentos, cujo comentário se encontra abaixo.
      Os 60% restantes são investidos no fundo ICATU VANGUARDA ABSOLUTO INFLAÇÃO FIFE FIF RF CRÉDITO PRIVADO RL gerido pela Icatu Vanguarda.
      Comentários sobre a performance no 2o trimestre de 2026:
      Nosso fundo registrou uma valorização de +12,4% em dólares ante uma apreciação de +12,5% de seu benchmark (MSCI World). No acumulado dos últimos 12 meses até junho, o fundo subiu, também em dólares, +9,6% versus uma alta de +19,0% do MSCI World. No período de janeiro de 2022 até junho de 2026, o fundo acumula valorização em dólares de +36,1% enquanto o índice subiu 48,2%.
      O dólar desvalorizou -0,3% no trimestre. Como nosso fundo não possui hedge cambial, essa desvalorização afetou pouco sua rentabilidade que, medida em reais, foi de +12,0%. Também em reais, o retorno do fundo está em +4,4% nos últimos 12 meses até junho e +57,1% nos últimos 36 meses.
      Nossa filosofia de investimento
      Nosso fundo segue uma filosofia “value oriented”, “bottom-up”, com foco no longo prazo e baixo turnover. O portfólio é concentrado em 10 a 15 posições. Ao final de junho, tínhamos 93,3% de exposição em ações com o saldo em títulos do governo americano.
      Nosso portfólio é composto por ações de empresas que possuam modelos de negócio rentáveis, tenham vantagens competitivas sólidas e, principalmente, governança corporativa alinhada com os interesses de investidores minoritários.
      Investimos exclusivamente em empresas dos Estados Unidos e Europa e não fazemos hedge cambial. Temos parcela relevante investida em ações europeias que, ao final de junho, representavam 26% do nosso portfólio.
  • NORD GESTORA DE RECURSOS

    NORD

    • NORD BMR VIDA ICATU PREVIDENCIÁRIO FIM CP - 47.731.659/0001-81

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • OCCAM BRASIL GESTÃO DE RECURSO

    OCCAM BRASIL GESTÃO DE RECURSO

    • OCCAM ICATU PREV FIC FIM - 17.685.620/0001-04

      (Agosto de 2026)

      A ausência de avanços no conflito EUA x Irã manteve elevados os riscos aos preços de energia, enquanto a intensificação dos ataques entre Rússia e Ucrânia adicionou um vetor de risco à oferta de commodities agrícolas.
      No Brasil, a atividade econômica seguiu em moderação. As expectativas de inflação, apesar de dados correntes mais baixos, seguem o movimento oposto. O Copom deve continuar o processo de afrouxamento, mas sem dar maiores sinais sobre sua atuação futura.
      Com a proximidade das eleições brasileiras, os ativos locais tendem a apresentar maior sensibilidade às pesquisas eleitorais, em um movimento que pode se sobrepor aos sinais de desaceleração econômica e aos desafios do cenário macro. A pressão entre o nível das taxas longas de juros globais e as intervenções do Tesouro americano, combinada com o ambiente de atividade mais fraca no Brasil, nos levou a aplicar a parte curta da curva doméstica contra uma posição tomada nos vértices mais longos. Em câmbio, seguimos com uma visão negativa para o dólar.
      Em bolsas, mantemos a carteira com um bom nível de hedge e maior exposição ao setor financeiro. Optamos pela redução de uma posição em saneamento, movimento compensado pela cobertura do underweight em Bens de Capital. No exterior, mantemos nossa visão positiva em Semicondutores. Essas ações contribuíram positivamente para o desempenho no mês.
  • ONZE GESTORA DE INVESTIMENTOS

    ONZE

    • ONZE ICATU PREV FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO RENDA FIXA - 47.543.263/0001-00

      (Agosto de 2026)

      O fundo apresentou mais uma vez rentabilidade superior ao seu benchmark por conta da continuidade do movimento de fechamento nas taxas dos créditos bancários.

    • ONZE ICATU PREV FIC DE FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO - 47.543.315/0001-49

      (Agosto de 2026)

      O fundo apresentou uma performance de 109,30% do CDI no mês, dando continuidade ao movimento de recuperação iniciado em maio.
      A performance foi puxada pela continuidade do movimento de fechamento do spread de crédito tanto na posição de debêntures como na parcela de crédito bancário.

  • OPPORTUNITY

    OPPORTUNITY

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

    • OPPORTUNITY ICATU PREV FIM - 30.869.348/0001-80

      (Agosto de 2026)

      O desempenho do fundo foi impactado positivamente por posições em Juros Brasil, Bolsa G10, Câmbio G10 e Câmbio Emergentes. As posições em Juros Emergentes, Bolsa Brasil e Câmbio Brasil, por sua vez, foram as principais detratoras de performance.

  • PANAMBY CAPITAL

    PANAMBY CAPITAL

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • PANAMBY MULTIMERCADO FIE ICATU PREV FI - 37.332.385/0001-02

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • PÁTRIA INVESTIMENTOS

    PÁTRIA INVESTIMENTOS

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Agosto teve tom mais hawkish de Warsh à frente do Fed. Dados dos EUA vieram benignos, mas Jackson Hole reverteu parte dessa leitura, com Warsh chamando a inflação de preocupante; mercado voltou a precificar mais de 50% de chance de alta em setembro. Dólar fechou estável, após período de fraqueza. S&P 500 renovou máximas. Petróleo seguiu pressionado pelo Oriente Médio.
      No Brasil, Copom cortou a Selic a 14,00%. IPCA-15 surpreendeu para baixo (-0,40%), 12 meses em 4,24%. Conta corrente ampliou déficit para 2,5% do PIB, com IED cobrindo o gap. Fluxo estrangeiro seguiu negativo, e Ibovespa devolveu parte do ganho de julho. Campanha eleitoral em curso; certame, em nossa visão, segue indefinido.
      No portfólio, reduzimos Metais & Mineração e Instituições Financeiras, este último mais sensível à atividade doméstica e eleitoral, e aumentamos Óleo & Gás e Papel & Celulose, além de reforço em Utilidades Públicas, ligado aos juros. Óleo & Gás e Papel & Celulose refletem tese de real assets: recompras de dívida do Tesouro reforçam leitura de dólar mais fraco – tese em revisão dado o tom hawkish do Fed.
      Tese estrutural permanece inalterada. Bolsa segue precificada a pouco mais de um desvio-padrão abaixo da média histórica. Posicionamento segue leve, local e globalmente. Oscilação do petróleo não pressionou a inflação doméstica, como reforça o IPCA-15. Seguimos diligentes e atentos aos dados.
    • PÁTRIA PIPE 100 ICATU QUALIFICADO PREVIDÊNCIA FIE FI EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO - 42.774.044/0001-19

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • PATRIMONIAL

    PATRIMONIAL

    • PATRIMONIAL ESTRATÉGIA ICATU PREVIDENCIÁRIO FIM CP - 41.545.012/0001-89

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • REAL INVESTOR

    REAL INVESTOR

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.
    • REAL INVESTOR 100 ICATU PREV QUALIFICADO FIC FIF AÇÕES - 40.213.012/0001-19

      (Agosto de 2026)

      Atribuição de Performance:

      O Real Investor 100 Icatu Prev Qualificado FIC FIA obteve alta de 0,28% no mês, contra -0,33% do Ibovespa, e acumula -3,98% no ano, versus 10,11% do índice. O ano tem sido desafiador. De início, o fluxo de investidores estrangeiros favoreceu empresas de maior liquidez. Em seguida, a situação geopolítica impulsionou o preço das Commodities, enquanto a abertura dos juros pressionou setores em que temos maior exposição.
      As principais contribuições positivas no mês vieram dos setores de Commodities, Real Estate e Consumo&Varejo. Enquanto do lado negativo, o setor Financeiro foi o principal detrator. Com isso, atingimos um resultado ligeiramente superior ao Índice no mês.

      Posicionamento Atual:

      Dentre as maiores exposições da carteira destacamos os setores: Financeiro, Real Estate e Commodities. Não fizemos mudanças relevantes na carteira durante o mês de agosto.
      Continuamos confiantes nos fundamentos das empresas que somos sócios. Reforçamos que possuímos um portfólio adequadamente diversificado, de empresas com bons fundamentos, preços atrativos e perspectivas favoráveis para entregarem bons retornos no médio e longo prazo, superando o benchmark. Adicionalmente, com a queda expressiva recente de várias ações, enxergamos um aumento significativo das boas oportunidades e atratividade da bolsa brasileira.

    • REAL INVESTOR ICATU PREV QUALIFICADO FIC FIF MULTIMERCADO - 44.643.002/0001-74

      (Agosto de 2026)

      Atribuição de Performance:

      O Real Investor Icatu Prev Qualificado FIC FIM obteve alta de 1,31% no mês, versus 1,09% do CDI, e acumula -1,93% no ano, versus 9,32% do índice. O ano tem sido desafiador. De início, o fluxo de investidores estrangeiros favoreceu empresas de maior liquidez. Em seguida, a situação geopolítica impulsionou o preço das Commodities, enquanto a abertura dos juros pressionou setores em que temos maior exposição.
      No mês, o resultado da nossa carteira long ficou ligeiramente acima da carteira short (ie. Ibovespa). As principais contribuições vieram de Real Estate – setor que se recuperou após meses de pressão, e no qual temos exposição superior ao Índice. Além de Consumo & Varejo, com resultado positivo em função da seleção de ativos.

      Posicionamento Atual:

      Seguimos otimistas com a nossa carteira long com exposição direcional próxima a 5%. Reforçamos que possuímos um portfólio adequadamente diversificado, de empresas com bons fundamentos, preços atrativos e perspectivas favoráveis para entregarem bons retornos no médio e longo prazo, superando a nossa carteira short no longo prazo. Além de contar com o carrego da renda fixa. Adicionalmente, com a queda expressiva recente de várias ações, enxergamos um aumento significativo das boas oportunidades e atratividade da bolsa brasileira.

  • RPS CAPITAL

    RPS CAPITAL

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      No Brasil, agosto foi marcado por uma deterioração importante dos preços dos ativos, seguida por uma recuperação igualmente rápida. Em determinado momento do mês, o Ibovespa chegou a acumular queda próxima de 7%, em um movimento acompanhado por forte saída do investidor estrangeiro e crescente pessimismo em relação à economia doméstica. A desaceleração da atividade tornou se mais perceptível, os sinais de deterioração do crédito ganharam importância e a trajetória fiscal continuou sem apresentar uma solução estrutural convincente. Seguimos particularmente atentos ao crédito. Depois de vários anos de expansão em um ambiente de juros elevados, começam a surgir sinais de maior fragilidade nos balanços de empresas e famílias, o que pode tornar a desaceleração econômica mais intensa caso esse processo continue.
      Ao longo do mês, entretanto, preço e fundamento começaram a apontar em direções diferentes. A forte correção havia levado o mercado a uma condição de oversold, com valuations bastante estressados e nossos modelos de fluxo e prêmio de risco começando a indicar uma assimetria mais favorável. Ao mesmo tempo, a retomada parcial do debasement trade global melhorou a percepção em relação aos mercados emergentes e criou um ambiente externo mais favorável para os ativos brasileiros.
      Não mudamos nossa avaliação sobre os problemas estruturais do país. Mudou, porém, o preço que o mercado passou a cobrar por esses problemas.
      A política acrescentou uma nova dimensão a essa assimetria. A deterioração da percepção econômica e o desgaste do governo aumentaram, em nossa leitura, a possibilidade de uma eleição mais competitiva em 2027 e, consequentemente, a probabilidade de alternância de poder. Ainda é cedo para transformar essa possibilidade em cenário-base, mas acreditamos que o mercado atribui uma probabilidade relativamente baixa a esse desfecho. Se a oposição continuar ganhando competitividade nas pesquisas, a mudança nas probabilidades eleitorais poderá produzir uma reprecificação relevante dos ativos brasileiros. Depois de um período prolongado no qual o investidor estrangeiro reduziu sua exposição ao país, pequenas mudanças na percepção sobre crescimento, juros e política podem produzir movimentos significativos de fluxo.
      Nossa visão sobre o Brasil tornou-se, portanto, mais construtiva no preço sem se tornar estruturalmente otimista no fundamento. Continuamos preocupados com fiscal, atividade e crédito, mas entendemos que mercados não precisam esperar pela solução dos problemas para começar a reprecificar uma mudança de cenário. Agosto foi um bom exemplo disso. Quando preço, posicionamento e probabilidade começaram a oferecer uma relação entre risco e retorno diferente daquela observada no início do mês, entendemos que a assimetria havia mudado.
    • RPS PREV ABSOLUTO ICATU FIC FIM - 31.340.875/0001-66

      (Agosto de 2026)

      Agosto foi um mês excepcional para o fundo, com valorização de 3.2%, em um período no qual o Ibovespa recuou 0,33%. Mais importante do que o resultado absoluto foi a maneira como ele foi construído. Começamos o mês com uma posição vendida em Brasil e conseguimos capturar parte relevante da queda que levou o Ibovespa a acumular perdas próximas de 7%. À medida que preço, fluxo e prêmio de risco mudaram, entendemos que a assimetria também havia mudado e viramos a direção da carteira. A bolsa recuperou praticamente toda a queda acumulada no mês e capturamos esse movimento já com uma exposição comprada significativamente maior. A capacidade de gerar retorno nos dois lados de um mercado que caiu quase 7% e terminou próximo da estabilidade foi determinante para o resultado do período.
      A contribuição foi diversificada entre os diferentes livros. A fraqueza das ações argentinas prejudicou o resultado, apesar de nossa convicção nos fundamentos do país permanecer inalterada, mas essa contribuição negativa foi amplamente compensada pelo desempenho do livro global e, principalmente, do Brasil.
      Internacionalmente, nossas posições compradas em hyperscalers, infraestrutura de inteligência artificial e commodities contribuíram positivamente, com destaque para ouro e cobre. No Brasil, tivemos ganhos tanto no livro direcional quanto na carteira long-short, com destaque para Méliuz, Cosan, CVC e SLC.
      O resultado de agosto ilustra uma característica central do nosso processo de investimento. Convicções estruturais são importantes, mas não podem nos impedir de reagir a mudanças relevantes de preço, fluxo e assimetria.
      Começamos o mês protegidos contra uma deterioração que efetivamente ocorreu e terminamos capturando a recuperação por meio de uma mudança importante na direção da carteira. Nosso trabalho não é acertar uma narrativa para o mês inteiro e permanecer presos a ela. É reconhecer quando o preço altera a relação entre risco e retorno e estar dispostos a mudar quando isso acontece.
  • SAFRA ASSET

    SAFRA

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • SAFRA PREV ICATU FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO PREVIDENCIÁRIO - 12.796.193/0001-18

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • SANTANDER ASSET MANAGEMENT

    SANTANDER ASSET MANAGEMENT - LARK E STRIX

    • SANTANDER ICATU LARK I CP FIC FI ESP CONSTITUÍDOS RF - 14.325.933/0001-63

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o cenário internacional foi marcado pela continuidade das tensões geopolíticas no Oriente Médio, que mantiveram os preços do petróleo em patamares elevados. Nos EUA, a resiliência da atividade econômica e a inflação ainda acima da meta aumentaram as expectativas de alta dos juros pelo Fed. No Brasil, o Banco Central reduziu a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 14% ao ano, diante da melhora dos dados de inflação e de sinais de desaceleração da atividade econômica. No mês, mantivemos visão neutra para o mercado de renda fixa local. A combinação de dados mais favoráveis de inflação com moderação da atividade econômica reforçou a expectativa de continuidade do ciclo de cortes da taxa básica de juros, contribuindo para a queda dos vencimentos mais curtos da curva de juros nominal. Nos vencimentos mais longos, as incertezas fiscais mantiveram os prêmios elevados. No mercado de renda fixa global, o tom mais cauteloso do Fed (banco central dos EUA) em relação à evolução da inflação contribuiu para a alta dos juros de curto prazo na economia americana. Diante das incertezas que ainda permanecem nos cenários global e local, e com a proximidade das eleições no Brasil, optamos por manter exposição baixa à classe de renda fixa. Em relação ao mercado de crédito privado, a captação na indústria de fundos de crédito apresentou melhora em relação aos meses anteriores, enquanto os spreads permaneceram relativamente estáveis, com ligeira compressão. O mercado secundário permaneceu ativo e com viés comprador, contribuindo para a valorização dos ativos, ao passo que o mercado primário continuou apresentando volume bastante reduzido de emissões. Ao longo do mês, foram observados alguns pedidos pontuais de recuperação judicial e extrajudicial, mas, de forma geral, a percepção de risco não apresentou deterioração. Nesse ambiente, mantivemos maior seletividade nas alocações.

    • SANTANDER ICATU STRIX FI ESPECIALMENTE CONSTITUÍDO MM - 17.340.337/0001-40

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o cenário internacional foi marcado pela continuidade das tensões geopolíticas no Oriente Médio, que mantiveram os preços do petróleo em patamares elevados. Nos EUA, a resiliência da atividade econômica e a inflação ainda acima da meta aumentaram as expectativas de alta dos juros pelo Fed. No Brasil, o Banco Central reduziu a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 14% ao ano, diante da melhora dos dados de inflação e de sinais de desaceleração da atividade econômica. O mercado de LFTs apresentou melhora expressiva de liquidez ao longo do mês, com fluxo comprador nos vencimentos intermediários da curva e tendência de alongamento das posições em busca de maior rentabilidade. Nesse contexto, o IMA-S encerrou agosto com desempenho superior ao do CDI.

  • SPARTA

    SPARTA

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • SPARTA PREVIDÊNCIA FIFE ICATU FIRF CP - 30.869.395/0001-24

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • SPARTA PREV ICATU D FIC FI RF CP - 30.877.540/0001-19

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • SPARTA PREV ICATU ADVISORY FIRF CP - 26.710.546/0001-20

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • SPARTA PREV INFLACAO ICATU FIC FIRF CRED PRIV - 41.127.450/0001-27

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • SPX GESTÃO DE RECURSOS LTDA

    SPX

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      No Brasil, as eleições vão ser o tema das próximas semanas. Enxergamos uma corrida apertada, similar à de 2022, onde a campanha e os detalhes podem ser decisivos. O cenário para a inflação segue desafiador. Para 2027 há riscos como mudanças na jornada de trabalho, o El Niño e a condução da política fiscal no futuro governo. Nesse ambiente, vemos o BCB cortando os juros em setembro e novos cortes nesse ano dependerão de como os ativos vão se comportar após as eleições.
      No cenário externo, as tensões geopolíticas seguem elevadas, mantendo os bancos centrais dos países desenvolvidos com um viés de alta de juros.
    • SPX SEAHAWK ICATU PREVIDÊNCIA FICFIM CP- 42.014.145/0001-91

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, nossa amostra de fundos de crédito registrou captação líquida positiva de R$7 bilhões. O mercado secundário manteve o nível de atividade do mês anterior. O spread do IDA-DI apresentou abertura marginal de 3 bps, refletindo aversão ao risco pré-eleitoral. O mercado primário seguiu com baixo volume de emissões.
      O mercado de crédito emergente apresentou desempenho positivo em agosto, apesar da volatilidade dos mercados globais. A Treasury de 10 anos permaneceu pressionada, em um ambiente ainda marcado por preocupações com inflação persistente, política monetária nos EUA e tensões geopolíticas entre Irã e EUA mantendo os preços do petróleo em níveis elevados.
      No mês, as principais contribuições positivas no mercado local vieram de alocações no setor Financeiro e no setor de Energia. Por outro lado, a alocação em Consumo não-Cíclico foi o maior detrator.
      No mercado internacional, as principais contribuições positivas foram em alocações no setor de Consumo não-Cíclico e de Materiais Básicos. Por outro lado, alocações em índices e no setor de energia foram os maiores detratores
    • SPX PREV LONG BIAS ICATU QUALIFICADO FIC FIM - 40.386.490/0001-20

      (Agosto de 2026)

      No final do mês de agosto aumentarmos a exposição à bolsa brasileira de um nível um pouco abaixo do neutro para um patamar um pouco acima do neutro, e ainda estamos assim. Os principais aumentos foram nos setores de Óleo e Gás e Consumo. As principais reduções foram nos setores de Utilities e Saúde. Temos exposição direcional comprada no exterior, principalmente em países da América Latina.
      No mês, as principais contribuições positivas para a performance do fundo vieram dos setores de Utilities e Industriais, enquanto as principais contribuições negativas vieram dos setores de Commodities e Óleo e& Gás.

    • SPX LANCER ICATU PREV FIC FIM - 28.653.832/0001-26

      (Agosto de 2026)

      No mercado de juros desenvolvidos estamos tomados em países onde a atividade tem se mostrado firme, as políticas monetária e fiscal parecem acomodatícias e o choque de energia adiciona um viés altista à inflação. No book de juros Brasil, mantemos posições de caráter tático. Nos mercados de moedas temos posições relativas entre moedas de países emergentes e desenvolvidos. No book de ações, estamos sem posições direcionais relevantes, seguimos com posições relativas.
      As contribuições positivas para o fundo no mês vieram das alocações em ações. Já as alocações em moedas, jurose commodities tiveram contribuição neutra.

    • SPX LANCER PLUS ICATU PREVIDÊNCIA FIC FIM - 41.424.063/0001-52

      (Agosto de 2026)

      No mercado de juros desenvolvidos estamos tomados em países onde a atividade tem se mostrado firme, as políticas monetária e fiscal parecem acomodatícias e o choque de energia adiciona um viés altista à inflação. No book de juros Brasil, mantemos posições de caráter tático. Nos mercados de moedas temos posições relativas entre moedas de países emergentes e desenvolvidos. No book de ações, estamos sem posições direcionais relevantes, seguimos com posições relativas.
      As contribuições positivas para o fundo no mês vieram das alocações em ações. Já as alocações em moedas, juros, commodities e crédito tiveram contribuição neutra.

  • STK CAPITAL

    STK

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      No mês de agosto, o STK Long Biased PREV Icatu Qualificado FIE FIA teve um desempenho de -0,93% contra -0,33% do Ibovespa. Em termos setoriais, as principais contribuições positivas vieram dos setores de Tecnologia e Serviços Financeiros. Do lado negativo, os principais detratores foram os setores Elétrico/Saneamento e de Consumo Cíclico. As principais contribuições positivas para a carteira no mês foram: Nvidia e TSMC. Do lado negativo, os destaques foram: Copasa e Smart Fit.

    • STK PREVIDÊNCIA ICATU QUALIFICADO FIE FIA - 40.885.815/0001-10

      (Agosto de 2026)

      No mês de agosto, o STK Long Biased PREV Icatu Qualificado FIE FIA teve um desempenho de -0,93% contra -0,33% do Ibovespa. Em termos setoriais, as principais contribuições positivas vieram dos setores de Tecnologia e Serviços Financeiros. Do lado negativo, os principais detratores foram os setores Elétrico/Saneamento e de Consumo Cíclico. As principais contribuições positivas para a carteira no mês foram: Nvidia e TSMC. Do lado negativo, os destaques foram: Copasa e Smart Fit.

  • STUDIO INVESTIMENTOS

    STUDIO INVESTIMENTOS

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Se havia dúvida se o processo eleitoral eventualmente faria preço no Brasil, agosto trouxe a resposta. O mês começou negativo nos mercados locais, em grande parte por forte fluxo vendedor de estrangeiros, mas também com a oficialização da candidatura de Flavio Bolsonaro em meio à escalada de notícias ligando-o a Daniel Vorcaro. Contudo a temperatura foi se invertendo ao longo do mês, à medida que notícias também sobre Lulinha vieram à tona e novas pesquisas indicaram que o desgaste de Flavio parecia estar sendo superado, ao menos na cabeça do eleitor. O xadrez político hoje parece depender de duas dúvidas: (1) o que mais surgirá contra cada candidato, já que 9 em 10 investidores apostam que há mais notícias no forno; e (2) quanto os eleitores na hora H vão ignorar quaisquer escândalos e exercer um voto de rejeição, que seria mal capturado pelas pesquisas. Em paralelo ao tema eleitoral, tivemos no Brasil alguns sinais de enfraquecimento de atividade e inflação, que dão margem à continuação do ciclo de afrouxamento do Bacen, na contramão dos juros globais que estão fazendo as máximas do ano. Já exterior, o mês foi de pouca novidade, com a continuação da guerra no Irã, petróleo voltando para perto de 100 dólares/barril e discussão de mais aperto nas economias desenvolvidas.

      Temos evitado apostas eleitorais, dado que o cenário nos parece de um virtual empate e não temos nenhuma visibilidade sobre o noticiário do próximo mês. Entretanto acreditamos que os mercados locais (com exceção do câmbio) seguem bastante baratos e assimétricos, e mantemos exposição média/alta. Temos tido mais cautela, no entanto, com os temas de mercado de crédito, que nos parece esticado, e de consumo, dado que uma redução de estímulos fiscais em 2027 nos parece contratada em qualquer governo. Inclusive achamos que esse confronto com a realidade chegará antes do esperado, e já vemos algumas empresas mais preocupadas, resultados fraquejando e um acúmulo de RJs. Nossas principais posições são nos setores elétrico e financeiro, com a ressalva de que temos reduzido a exposição a bancos mais vulneráveis, e mantemos também posições em exportadoras e em empresas de qualidade em setores diversos.

    • STUDIO ICATU PREVIDENCIARIO QUALIFICADO FIM CP - 34.793.027/0001-09

      (Agosto de 2026)

      Encerramos o mês com uma exposição líquida de 89,8% em torno de 2,4% abaixo do mês anterior. As principais posições da carteira são Equatorial, BTG Pactual, Copel, Axia e Rede D’Or com as 10 maiores representando cerca de 52% da exposição do portfólio. Os principais setores são: Energia Elétrica, Financeiro, Consumo, Industrial e Mineração.
      Nesse contexto, os principais impactos positivos vieram de NU, EMBJ, GGPS, VALE e CPLE, enquanto as contribuições negativas de SMFT, SBSP, EQTL, ITUB e FLRY.

    • STUDIO ICATU 49 PREVIDENCIÁRIO FIM - 21.494.454/0001-36

      (Agosto de 2026)

      Encerramos o mês com uma exposição líquida de 45,0% em torno de 1,2% abaixo do mês anterior. As principais posições da carteira são Equatorial, BTG Pactual, Copel, Axia e Rede D’Or com as 10 maiores representando cerca de 26% da exposição do portfólio. Os principais setores são: Energia Elétrica, Financeiro, Consumo, Industrial e Mineração.
      Nesse contexto, os principais impactos positivos vieram de NU, EMBJ, GGPS, VALE e CPLE, enquanto as contribuições negativas de SMFT, SBSP, EQTL, ITUB e FLRY.
  • TAGUS INVESTIMENTOS

    TAGUS INVESTIMENTOS

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o mercado de crédito seguiu com suas cicatrizes ainda expostas dos ferimentos causados nos últimos anos. Como nos mostram os casos recentes de REs ou RJs, seja o caso de Marabraz, Braskem ou Habibs, o setor como um todo foi penalizado, inclusive nomes de grande liderança setorial, como Pão de Açucar, Oncoclínicas e Raizen, agravando o gap de prêmios entre os nomes do segmento AAA e os demais das escalas de rating. Nomes da 1ª linha pagam módicos spreads de 0,30/0,40% a.a., ao passo que nomes do segmento AA/A, como exemplo o grupo Simpar e sua investida Movida, companhias líderes, muito bem geridas e em franca trajetória de desalavancagem, pagam spreads de 3,00/4,00% a.a.

    • TAGUS ICATU PREV FIRF CP - 50.925.001/0001-15

      (Agosto de 2026)

      O Tagus Icatu Prev FIRF CP apresentou rentabilidade de 1,34% em agosto, equivalente a 122,22% do CDI. No ano, o retorno é de 9,64% ou 103,37% do CDI. Apesar do ambiente ainda adverso, nossa impressão é que essa situação deverá ser suavizada nos próximos meses a medida em que um novo governo com sinais mais claros de algum pequeno ajuste fiscal colabore para Selic menor a médio prazo, aliviando os balanços em geral e com maior impacto nos casos AA/A.

  • TRÍGONO CAPITAL

    TRÍGONO CAPITAL

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Agosto trouxe a primeira decisão de juros do semestre: em 5/8, o Copom levou a Selic a 14% ao ano, no quarto corte consecutivo de 0,25 p.p., mas o comunicado preservou o tom cauteloso, atento aos choques do petróleo, aos efeitos climáticos sobre a energia e ao ambiente externo mais tenso, agora com o peso das tarifas americanas sobre produtos brasileiros. Com a inflação em 12 meses ainda rondando o teto da meta, o espaço para novas quedas segue estreito. Nossa gestão não se orienta pela aposta na trajetória dos juros: as companhias que carregamos combinam balanços sólidos e caixa consistente, atributos que ganham valor justamente quando o ciclo se mostra mais incerto. É essa robustez, aliada ao rigor na escolha de preço e à leitura bottom-up de cada negócio, que dá sustentação às nossas convicções.

    • TRÍGONO ICATU 100 FIA PREV - 35.610.342/0001-08

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o Icatu 100 FIA teve retorno positivo de 0,1%, superando a queda de 0,3% do Ibovespa e gerando alfa de 0,5 p.p. No acumulado anual, o fundo tem ganho de 8,4%, ante 10,1% do benchmark. Na janela desde seu início (julho/2020), o fundo tem retorno acumulado de 66,3%, contra 76,7% do índice de referência.
      Seguindo o ritmo dos mercados globais, o Icatu 100 capturou a alta de 10% do ouro no mês – o que fez da Mineração (2,7%) o setor que mais contribuiu para o ganho (mérito das ações da Aura Minerals). Do lado detrator, pesou o setor de Construção (-1,3%), devido principalmente à queda das ações da Eucatex.

      O fundo segue fiel ao mandato de previdência 100% alocada em renda variável, com exposição focada em micro e small caps. Isso proporciona baixa sobreposição em relação a pares do segmento previdenciário.

    • TRÍGONO ICATU 70 PREVIDENCIÁRIO FIC FIA - 49.459.345/001-05

      (Agosto de 2026)

      No mês passado, o Trígono Icatu 70 apresentou valorização de 2%, bem acima da queda de 0,3% do Ibovespa, gerando assim 2,3 pontos percentuais de alfa. No acumulado do ano, o fundo tem retorno de 1,6%, bem abaixo dos 10,1% do referencial. Desde seu início (maio/2023), o Trígono Icatu 70 tem 12,8% de retorno, contra 61,1% do benchmark.

      O Icatu 70 capturou com sucesso a alta mensal de 10% do ouro, também aqui o setor de Mineração (3,1%) deu a principal contribuição, também impulsionado por Aura Minerals. O destaque negativo veio do setor de Construção (-0,6%), também puxado para baixo pelas ações da Eucatex.
      Com a estrutura 70/30 (70% de exposição em renda-variável, 30% em renda-fixa), o Trígono Icatu 70 mantém foco em gerar retorno através de empresas de valor e fundamentos sólidos para uma estratégia previdenciária de longo prazo.

  • TRÓPICO Latin America Investments

    TRÓPICO Latin America Investments

    • TROPICO CASH PREV ICATU FIE FIM - 50.818.438/0001-50

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o Cash Prev rendeu 108% do CDI. Diante do atual cenário, de alta volatilidade, e instabilidade geopolítica, o Tropico Cash Prev mantêm seu papel de preservação de capital e eficiência de liquidez. Reforçamos nossa atenção à qualidade de crédito e à segurança, reafirmando sua vocação previdenciária de longo prazo.

  • TRUXT

    TRUXT

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o conflito entre EUA e Irã permaneceu como a principal fonte de incerteza, com o fluxo por Ormuz abaixo do normal em razão do bloqueio naval americano. O preço do petróleo acelerou ao longo do mês, especialmente no fim de agosto, após um ataque ao estreito descrito pelo presidente americano como “leve”, o que reduziu as expectativas de acordo no curto prazo. O petróleo encerrou o mês acima de US$ 90 por barril, com pressão adicional sobre os preços de derivados.
      Os dados de emprego trouxeram sinais mistos: houve queda no payroll, enquanto a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação, apesar da desaceleração dos preços de energia, permaneceu acima da meta de 2%, com riscos altistas ligados a energia, serviços e ao investimento em IA. A decisão de Scott Bessent de realizar operações de buyback na parte longa da curva, após os yields dos títulos de 30 anos atingirem a máxima em 19 anos, foi interpretada por parte do mercado como uma forma de controle da curva de juros. Em Jackson Hole, o novo presidente do Fed, Warsh, adotou tom mais hawkish, indicou maior atenção à inflação e sinalizou disposição para agir; o mercado precifica 70% de probabilidade de alta de juros no FOMC de setembro.

       

    • TRUXT MACRO PREV ICATU COTAS DE FI MULTIMERCADO - 29.733.120/0001-80

      (Agosto de 2026)

      No mês de agosto, o petróleo subiu em função da guerra no Oriente Médio, e o ouro também apresentou alta, associada ao “debasement trade” — movimento de venda de dólar e migração para outras moedas e metais preciosos. No mercado brasileiro, houve volatilidade intramês nos ativos locais, sem grandes deslocamentos na comparação mês contra mês.
      Montamos uma posição aplicada em juros curtos/intermediários no Brasil, com base no enfraquecimento da atividade econômica e do mercado de trabalho. A curva de juros doméstica mantém um prêmio de risco embutido nas taxas diante do cenário eleitoral. Nos Estados Unidos, ampliamos a posição aplicada em juros longos após o discurso do presidente do Fed, Kevin Warsh, em Jackson Hole. Uma postura mais rígida do Fed no combate à inflação tende a reduzir o prêmio de risco embutido na parte longa da curva americana.
      Livro de Commodities
      Reduzimos a posição comprada em ouro após o tom mais hawkish do discurso de Warsh em Jackson Hole. A alta nos juros curtos americanos tende a prejudicar o desempenho relativo de ativos sem cupom, como o ouro; realizamos parte dos ganhos e preservamos a maior parte do resultado acumulado na posição.
  • VALORA

    VALORA

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • VALORA ICATU PREV FIC FI RF CP - 41.163.524/0001-80

      (Agosto de 2026)

      O Valora Icatu obteve uma rentabilidade de 1,03% em agosto, equivalente a 94,4% do CDI. O mercado de crédito high grade obteve uma performance estável no mês de agosto. Os fundos dedicados de crédito privado líquido voltaram a registrar uma captação positiva no mês, resultando em um mercado secundário mais estável. Por outro lado, tivemos a evolução do processo de reestruturação de algumas empresas (Braskem e Casas Bahia, por exemplo), trazendo um pouco mais de volatilidade para alguns papéis específicos. No geral, temos visto que o processo de recuperação extrajudicial tem se consolidado como porta preferencial dos grandes devedores. No mercado primário, temos visto uma concentração muito grande das emissões nas mãos dos bancos, indicando uma liquidez ainda bastante elevada nesse bolso. Entretanto, o mercado de capitais, até mesmo por conta do alto volume de resgates acumulados no ano, tem sido mais seletivo na alocação dos papéis. Nos nossos fundos, os principais detratores foram Casas Bahia, Elfa e Oncoclínicas, enquanto os principais promotores foram Aegea e Braskem. Mantivemos em agosto uma postura construtiva e disciplinada descrita no comentário anterior. Entendemos que a sequência de recuperações judiciais e extrajudiciais, pelo menos para os ativos problemáticos mais conhecidos do mercado, esteja terminando com alguma solução, seja positiva ou negativa. Ou seja, esses ativos menos óbvios estão encaminhados para uma resolução definitiva, o que tende a manter uma maior estabilidade em seus preços. Somado a esse ponto, estamos muito próximos das eleições, o que tende a amplificar uma eventual volatilidade do mercado de crédito local, fortalecendo a tese de que a melhor estratégia é montar um portfólio mais defensivo e com uma duration menor.

  • VÊNETO GESTÃO DE RECURSOS

    VENETO GESTÃO DE RECURSOS

    • VENETO 70 ICATU PREVIDENCIARIO FIM - 38.263.360/0001-59

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • VENTOR INVESTIMENTOS

    VENTOR INVESTIMENTOS

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, os holofotes seguiram voltados para os Estados Unidos, em um mês em que os dados de mercado de trabalho e de inflação vieram, de modo geral, mais fracos. O payroll consolidou uma desaceleração mais visível na criação de vagas. Chama atenção, contudo, a queda da taxa de desemprego, que tem sido explicada por uma força de trabalho em retração. Do lado da inflação, os resultados vieram novamente comportados, com o núcleo em linha com o esperado e poucos sinais de efeitos de segunda ordem, ainda que pressões pontuais em bens e serviços persistam. Outro desenvolvimento notável de Agosto foi a forte elevação das taxas longas de juros nos países desenvolvidos, o que levou Scott Bessent, secretário do tesouro americano, a anunciar um aumento dos buybacks de títulos de longa maturidade.
      Apesar desse conjunto mais benigno, o discurso da maioria dos membros do FOMC manteve-se preocupado com a inflação, com alguns sinalizando a possibilidade de altas de juros caso não se confirme o arrefecimento. Somam-se a isso as dúvidas quanto à credibilidade da nova liderança, que reapareceram após a última reunião de julho.
      No cenário doméstico, agosto reforçou as condições para a continuidade do ciclo de cortes do Banco Central. Tanto os novos resultados de inflação quanto os de atividade seguiram mostrando arrefecimento. Na inflação, observamos surpresas baixistas em relação ao consenso, acompanhadas de sinais qualitativos favoráveis, como a desaceleração dos núcleos. Do lado da atividade, o desaquecimento foi disseminado nesse segundo trimestre. Esse cenário sustenta nossa projeção de um corte adicional, que deve levar a taxa básica de juros a 13,75%.
    • VENTOR PREV ICATU FICFIM - 49.043.035/0001-05

      (Agosto de 2026)

      Nosso flagship multimercado apresentou retorno positivo em agosto. Quanto à atribuição de performance, nossa estratégia de valor relativo foi o destaque positivo. Posições aplicadas em juros domésticos, por sua vez, foram as principais detratoras para a performance do fundo.
      Quanto ao posicionamento, no book de juros, reduzimos a posição aplicada em juros reais e adicionamos uma proteção tática ao período de inflação mais baixa nos meses correntes. Nos juros nominais, aumentamos posições táticas aplicadas. Em bolsa, seguimos com portfólio diversificado de ações, parcialmente protegido por venda do índice. Nossa estratégia de valor relativo, vendida em índice de bolsa brasileira casada com vendida em um basket de EUR e USD contra o BRL, foi zerada em meados do mês.

  • VERDE ASSET

    VERDE ASSET

    • VERDE AM ICATU PREVIDENCIA FIC FIM PREV - 23.339.936/0001-47

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • VERDE AM PREVIDENCIA I FC MULT PREV - 23.339.953/0001-84

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • VERDE AM LONG BIASED 70 ICATU PREV FIE FI MULT - 35.363.972/0001-25

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • ICATU VERDE MASTER PREV 60 QUALIFICADO FIF CIC Multimercado RL - 59.134.727/0001-04

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • VERDE AM MUNDI ICATU PREV QUALIFICADO FIF CIC MULTIMERCADO RL - 44.983.441/0001-26

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • VINCI PARTNERS

    VINCI PARTNERS

    • VINCI EQUILÍBRIO ICATU II - 23.964.741/0001-98

      (Agosto de 2026)

      Atribuição de Performance e Perspectivas:
      O Fundo obteve ganhos nas posições em juro nominal local, nas posições aplicadas em juro real e no book de renda variável. Por outro lado, o book de moedas contribuiu negativamente.Em agosto de 2026, o cenário internacional foi marcado pela combinação de tensões geopolíticas, incerteza comercial e mudança nas expectativas de política monetária. A continuidade do conflito entre EUA/Israel e Irã manteve o petróleo e as rotas de transporte sob forte volatilidade, especialmente diante dos riscos envolvendo o Estreito de Ormuz e o Mar Vermelho. Nos EUA, declarações mais duras do Federal Reserve no simpósio de Jackson Hole reacenderam as apostas de uma nova alta de juros.
      No Brasil, o mês foi marcado pelo avanço do cenário eleitoral, pela incerteza fiscal e pelos impactos das tensões comerciais com os EUA. A economia também mostrou sinais de desaceleração, com diversos dados apontando para uma atividade em moderação, enquanto os juros ainda elevados seguiram restringindo o crédito e o consumo.

      Posicionamento:
      Na carteira de renda fixa, o Fundo possui posições aplicadas em juro real, concentradas em títulos curtos. Também compõe a carteira de renda fixa uma posição comprada em inclinação na curva de juro nominal.
      No book de moedas, o Fundo está comprado em dólar contra o real (via estrutura de opções).
      Na parcela de bolsa, o Fundo possui posição net comprada em bolsa local, com uma carteira de ações
      boas pagadoras de dividendos, concentrada em exportadoras, contra um índice de small caps.

  • VINLAND CAPITAL

    VINLAND CAPITAL

    • COMENTÁRIO GERAL

      (Agosto de 2026)

      Em agosto, o destaque foi a mudança de tom do Fed para mais hawkish. Warsh, em Jackson Hole, mostrou preocupação ainda maior com a inflação elevada, sugerindo que o Comitê deve subir a taxa de juros na reunião deste mês. Do lado dos dados, o núcleo do PCE veio um pouco acima do esperado e a atividade seguiu sólida, com o mercado de trabalho bem posicionado. Na China, os dados de atividade de julho vieram mais fracos e o governo reforçou que adotará uma postura anticíclica, sinalizando novos estímulos em momento oportuno, mas sem anunciar novas medidas por ora. Na Hungria, o MNB cortou a taxa de juros em 25 pb para 5,5% a.a., mas retirou o guidance de novos cortes, com uma possível mudança da meta de inflação de 3,0% para 2,5% à frente. Na República Tcheca, o CNB manteve a taxa em 3,75% a.a. e deve seguir em modo de avaliação após o aperto monetário já realizado. No México, o Banxico manteve a taxa em 6,5% a.a., como esperado. Embora a inflação tenha melhorado na margem, a perspectiva de o Fed subir os juros faz com que o Banxico seja mais cauteloso com a política monetária. No Chile, o Banco Central manteve os juros em 4,5% a.a. A atividade fraca do 2T reforça a visão de manutenção dos juros nas próximas reuniões. Na Colômbia, já com o novo presidente empossado, o governo revelou a necessidade de ajuste fiscal maior que o esperado, de 2,2 p.p. do PIB. Em meio a isso, um terremoto de grandes proporções causou danos no país e deve ter impactado a atividade e a inflação, mas a magnitude desse impacto ainda é incerta. No Brasil, o Copom reduziu a taxa Selic em 25 pb para 14,00% a.a., como esperado, e a sua comunicação (comunicado e ata) manteve o tom cauteloso, sem sinalizar os próximos passos. A atividade confirmou a desaceleração no 2T, com o PIB crescendo 0,5%, puxado para cima pela agropecuária, mas com o consumo das famílias em queda. Na inflação, o IPCA-15 de agosto surpreendeu para baixo, com deflação maior do que a esperada, mas concentrada em itens pontuais, enquanto as principais métricas de serviços seguem pressionadas e as expectativas mais longas voltaram a subir. Entendemos que o plano de voo do BC é cortar mais 25 pb em setembro, mas o espaço à frente ficou mais limitado diante da possível alta de juros nos EUA, do petróleo ainda em níveis elevados e da piora das expectativas.
    • VINLAND MACRO PREV ICATU QUALIFICADO FIC FIM - 37.893.304/0001-35

      (Agosto de 2026)

      O fundo Vinland Macro Prev Icatu Qualificado FIC FIM encerrou agosto performando abaixo do benchmark. Em juros, o destaque positivo veio das estratégias de opções sobre juros brasileiros, enquanto os principais detratores foram os trades vendidos na inclinação da curva colombiana e apostados em manutenção das taxas nos EUA. Em moedas, o resultado foi negativo, tanto pela posição vendida em USDBRL quanto pelo desempenho fraco das estratégias de compra e venda de volatilidade em diversos pares. Adicionalmente, vale destacar que os livros de crédito foram um ponto positivo dentro do fundo, enquanto as estratégias long and short de equities se destacaram negativamente.

      O cenário permanece incerto e os riscos geopolíticos seguem presentes, demandando cautela e dimensionamento adequado das posições. Em juros, iniciamos setembro concentrados em estratégias de juros brasileiros voltadas a capturar o cenário de política monetária da casa, majoritariamente via opções, enquanto aguardamos maior clareza nas demais geografias. Em moedas, continuamos apostando em trades de valor relativo entre volatilidades de diversas moedas. Em equities, mantemos as estratégias long and short e de arbitragem.

    • VINLAND MACRO ICATU V PREVIDENCIARIO MULTIMERCADO FIC FIM - 43.794.128/0001-87

      (Agosto  de 2026)

      O fundo Vinland Macro Icatu V Prev MM FIC encerrou agosto performando abaixo do benchmark. Em juros, o destaque positivo veio das estratégias de opções sobre juros brasileiros, enquanto os principais detratores foram os trades vendidos na inclinação da curva colombiana e apostados em manutenção das taxas nos EUA. Em moedas, o resultado foi negativo, tanto pela posição vendida em USDBRL quanto pelo desempenho fraco das estratégias de compra e venda de volatilidade em diversos pares. Adicionalmente, vale destacar que os livros de crédito foram um ponto positivo dentro do fundo, enquanto as estratégias long and short de equities se destacaram negativamente.

      O cenário permanece incerto e os riscos geopolíticos seguem presentes, demandando cautela e dimensionamento adequado das posições. Em juros, iniciamos setembro concentrados em estratégias de juros brasileiros voltadas a capturar o cenário de política monetária da casa, majoritariamente via opções, enquanto aguardamos maior clareza nas demais geografias. Em moedas, continuamos apostando em trades de valor relativo entre volatilidades de diversas moedas. Em equities, mantemos as estratégias long and short e de arbitragem.

  • VOKIN ADMINISTRADORA DE RECURSOS

    VOKIN

    • VOKIN GBV ACONCAGUA ICATU QUALI FIE PREV FIC FIA - 42.749.961/0001-43
      (Agosto de 2026)
      O Vokin GBV Aconcágua Icatu fechou o mês com o resultado de -0,55%, enquanto o Ibovespa fechou com -0,33%. Em agosto, a B3 apresentou saídas de R$ 18 bilhões e o JPMorgan rebaixou a bolsa brasileira de compra para neutra. Nos EUA, o núcleo do PCE veio acima do esperado, aumentando a probabilidade de alta de juros em setembro. Os juros longos de EUA, Japão, Alemanha e França apresentaram máximas de vários anos, um encarecimento global do dinheiro que não favorece os emergentes. No Brasil, a dívida bruta atingiu 82,5% do PIB em julho, enquanto o custo médio da dívida federal segue alto, em 12,68% ao ano. O Orçamento de 2027 projeta o primeiro superávit primário efetivo desde 2015, de R$ 18,6 bilhões, mas assume crescimento do PIB de 2,46%, contra 1,5% estimado pelo mercado. No campo eleitoral, as pesquisas de segundo turno oscilaram entre empate técnico e vantagem de quatro pontos para Lula, com o escândalo de Alexandre de Moraes podendo impactar a percepção popular sobre as candidaturas.
      No mês, as principais posições que impactaram positivamente a carteira foram Pague Menos, Suzano e Blau. As principais contribuições negativas foram Hapvida, Iochpe e Azzas.
  • V8 CAPITAL

    V8 CAPITAL

    • V8 VANQUISH TERMO ICATU PREV FIC RF CP - 52.279.180/0001-96

      (Agosto de 2026)

      O fundo fechou o mês de agosto com retorno de 1,07%, equivalente a 98,20% do CDI. O fundo, nos últimos 12 meses, apresentou retorno equivalente a 94,23% do CDI e desde o seu início acumula retorno de 97,21% do CDI. Em mais um mês de fechamento dos spreads bancários, o maior retorno e o fechamento dos spreads do book bancário compensaram a baixa antecipação de termo no mês. Contudo, nos feeders (XP, BTG e Icatu) dado os maiores custos dos fundos, ficamos levemente abaixo do CDI. A duration da carteira de bancários ficou em 3,1 anos (estável) com um carrego de CDI + 0,95% (estável) em 55% da carteira. O financiamento de termo encerrou em 24% do portfólio (27% anterior), a parcela em liquidez, em 17%, e os fundos estruturados em 4%.

  • WESTERN ASSET

    WESTERN ASSET

    • WESTERN ASSET ICATU RF ATIVO PREV FIC FI - 23.872.787/0001-87

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

    • WESTERN ASSET GLOBAL OPPORTUNITIES ICATU QUALI PREV FIM CP - 36.820.361/0001-21

      (Agosto de 2026)

      Relatório não disponibilizado para este período.

  • Planos administrados pela Icatu Seguros S/A

     

    Planos administrados pela Icatu Seguros S/A, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 42.283.770/0001-39. Os planos de risco de previdência foram aprovados pela SUSEP sob os números: Pecúlio por Invalidez

    (SUSEP: 15414.900869/2017-18), Renda por Invalidez (SUSEP: 15414.901518/2017-24), Pecúlio por Morte (SUSEP: 15414.900119/2016-65), Pensão por Prazo Certo 1 ano (SUSEP: 15414.900121/2016-34), Pensão por Prazo Certo 5, 10, 15 e 20 anos (SUSEP: 15414.900122/2016-89). A aprovação dos planos pela SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização.

    O proponente tem a possibilidade de opção ou não pelo critério de tributação por alíquotas decrescentes. A Icatu Seguros não promete rentabilidade e/ou resultados financeiros durante os períodos de diferimento e de pagamento do benefício sob a forma de renda, com base no desempenho do respectivo fundo de investimento, no desempenho alheio ou no de quaisquer ativos financeiros e/ou modalidades operacionais disponíveis no âmbito do mercado financeiro. Sobre o valor do resgate haverá incidência de impostos na forma da legislação em vigor. Fundos de Investimentos não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados/rentabilidade futura.

    É recomendável a leitura cuidadosa do Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O participante/segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF. Informações resumidas. Para total conhecimento das características deste produto, consulte sua proposta de contratação e o regulamento do plano aqui.

Comentário Mensal dos Gestores