Central de Sinistro

Estamos aqui para te ajudar. Conte com nosso apoio no momento do comunicado de sinistro. Faça a abertura on-line de forma simples e rápida.


O que é

Como solicitar

Cobertura de sinistro

O que é um sinistro

O sinistro é uma ocorrência involuntária e imprevisível de um risco, descrito entre as coberturas da apólice de seguro, durante o seu período de vigência. É um evento no qual o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material. Saiba mais no vídeo ao lado.

Como solicitar

A Solicitação de Indenização deve ser feita quando ocorrer um evento com o segurado que seja coberto pelo produto contratado. Para consultar as coberturas, consulte o certificado do segurado.

Cobertura de seguro

A cobertura é um conjunto de ocorrências ou eventos de risco previstos no contrato (apólice) de seguro. Quando você contrata um Seguro de Vida, por exemplo, há diferentes opções de cobertura. Você pode visualizar a relaçao de coberturas disponíveis para você ou seu beneficiário no contrato de seguro. Saiba mais no vídeo ao lado.

Veja as documentações necessárias

Selecione o produto e a cobertura que você tem direito para saber quais documentos são necessários para abrir um sinistro.




Seguro de Vida

Seguro de Vida

Faça uma solicitação de indenização com Seguro de Vida.


Saiba mais
Previdencia

Previdência

Faça uma solicitação de indenização com Previdência.


Saiba mais

Passo a passo da solicitação

1

Documentação:

Verifique as documentações necessárias para Solicitação de Indenização.

2

Abertura da Solicitação:

Preencha os formulários indicados, reúna toda documentação e realize o envio.

3

Análise:

Ao receber os documentos enviados, a Icatu fará a análise dos dados e entrará em contato com o solicitante em caso de pendência. O prazo para regulação é de até 30 dias corridos a partir do recebimento de toda documentação solicitada. A Icatu se reserva ao direito de solicitar documentos adicionais à análise do processo de Solicitação de Indenização. Nesse caso, a contagem do tempo e o processo serão paralisados até o envio do complemento.

4

Sinistro Liberado:

Após a conclusão da análise, se aprovado, o pagamento ocorrerá conforme a opção escolhida no formulário de autorização de pagamento. Por isso, fique de olho na conta informada ou se optou por ordem de pagamento você será comunicado via e-mail ou telefone.

Documentações complementares

Após análise, caso haja documentação pendente ou errada, enviaremos uma
solicitação de documentos complementares via e-mail.

Como localizar as coberturas ou garantias que tenho direito?

Tenho o certificado

Não tenho o certificado

Para solicitar indenização é necessário estar com seu certificado em mãos para identificar as coberturas. Na imagem, mostramos onde encontrar a informação no certificado.

Para solicitar indenização é necessário identificar as coberturas através do certificado, caso não o encontre, entre em contato com a Central de Atendimento para ser informado sobre suas coberturas.

Perguntas Frequentes

Qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde e que esteja dentro dos limites de idade da apólice pode contratar um seguro de vida.

Os principais tipos são:

PGBL – O Plano Gerador de Benefício Livre é um plano de previdência complementar que tem objetivo de acumular reserva para o participante. É o mais indicado para pessoas que fazem a declaração completa no IR, pois as contribuições são dedutíveis da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) do participante até o limite de 12% da renda bruta anual tributável, reduzindo o imposto a ser pago ou aumentando o valor a restituir. Para usufruir desse benefício, o participante deve contribuir para o INSS ou regime dos servidores públicos.

Se o participante realizar um resgate, o IR incidirá sobre o valor total resgatado. Caso o participante contrate o benefício sobre a forma de renda, o IR incidirá sobre o valor da renda obtida.

 

VGBL – O Vida Gerador de Benefício Livre é um seguro de vida individual com cobertura por sobrevivência, que tem o objetivo de acumular reserva para o participante. É ideal para pessoas que declaram o IR no modelo simplificado ou já chegaram no limite de contribuição dedutível do PGBL e desejam contribuir mais. As contribuições no VGBL não são dedutíveis da base de cálculo do IR do participante, porém, no momento da contratação de renda ou resgate dos recursos, o IR incidirá apenas sobre os rendimentos.

Sim, a idade mínima irá variar de acordo com o produto e coberturas.

A idade mínima de contratação para os produtos Essencial, Horizonte e Equilíbrio é de 18 anos, exceto para o Super AP que é de 14 anos. No caso do Super AP, se for contratada a cobertura de Fratura Óssea, o limite passa para 18 anos.

Caso o proponente seja menor de 18 anos e não possua CPF próprio, a contratação deverá ser realizada em nome do menor, com o CPF do responsável legal. Se o proponente for menor de 16 anos, os responsáveis legais assinam a proposta.

E entre 16 e 18 anos, o proponente menor assina a proposta, em conjunto com os responsáveis legais. É importante ressaltar que em caso de sinistro de um segurado menor que 14 anos, o valor do capital segurado estará limitado ao reembolso de despesas com o funeral.

É o valor correspondente ao total de recursos aplicados pelo participante, mais seus rendimentos líquidos de taxa de administração, constituídos durante o período de acumulação.

A reserva do cliente servirá de base para o cálculo futuro da renda de aposentadoria do participante.

Ver Mais

A garantia básica entre os seguros de vida é a indenização no caso de morte por acidente ou doença.

Você pode contratar coberturas para se proteger contra os riscos de invalidez, doenças graves, incapacidade temporária, entre outras. Para mais detalhes, consulte as Condições Gerais do seu Seguro.

Aportes são valores esporadicamente depositados no plano, com o intuito de aumentar a reserva e, consequentemente, o valor de renda a ser recebido na aposentadoria.

Sim, de acordo com o artigo 789 do Código Civil, não há limite para o valor da indenização podendo o segurado contratar quantos seguros quiser.

Cada seguradora efetivará a indenização de acordo com o valor do capital segurado constante de cada contrato.

Entretanto, a seguradora pode solicitar, quando da assinatura da proposta ou da solicitação de aumento do valor do capital segurado, para efeito de subscrição de risco, informação ao proponente ou ao segurado quanto à contratação de outros seguros com coberturas simultâneas.

É o pagamento a ser efetuado ao participante ou a seu beneficiário, sob a forma de pagamento único ou de renda.

Guia do Comunicado

Um passo a passo desenvolvido para apoiar o beneficiário em caso de falecimento ou invalidez do segurado.

Comunicado de Sinistro

O processo de solicitação é feito em etapas e alguns dados e documentos serão pedidos.

Solicitar por telefone: 4002-0040 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 285 3000 (demais localidades).