GOVERNANÇA CORPORATIVA

A governança corporativa é um conjunto de procedimentos de gestão dos recursos de uma empresa segundo os interesses de seus diversos financiadores. As práticas da governança corporativa da Icatu Seguros permitem uma administração otimizada, em benefício de seus acionistas e clientes, gerando diversas vantagens, como:

  • Minimização de riscos, por meio de mecanismos de controle eficientes;
  • Maximização da eficiência, com a monitoração constante das medidas de performance;
  • Administração eficiente e precisa dos planos de previdência e seguros de vida, de acordo com os interesses de nossos clientes e seus beneficiários e ainda de nossos acionistas;
  • Estruturação de mecanismos de controle que promovem práticas contábeis eficientes e transparentes;
  • Contribuição para o desempenho positivo dos planos de previdência e seguros de vida;
  • Mecanismos apropriados de compliance, de acordo com as políticas administrativas e seus respectivos requisitos legais.

A Icatu Seguros foi a primeira seguradora no país a criar o cargo de Compliance Officer com atuação independente e total autonomia, para garantir a adequação da empresa à legislação vigente. A área de Compliance tem como objetivo assegurar que os negócios do Grupo Icatu Seguros sejam conduzidos em conformidade com os padrões éticos, políticas e procedimentos internos, leis brasileiras e atos normativos dos órgãos reguladores.

Um dos mais importantes pilares da atuação do Compliance é na aplicação dos princípios anticorrupção e de prevenção à lavagem de dinheiro em todas as áreas de atuação da Companhia.

A relação transparente com seus clientes e parceiros comerciais e a prestação de um serviço de alta qualidade são pontos de honra para a Icatu Seguros. Prova disso foi a criação da Ouvidoria em junho de 1998, iniciativa pioneira entre as seguradoras do Brasil.

A posição de Ombudsman, que se reporta diretamente ao Presidente do Conselho de Administração, foi criada para interferir na solução de pendências entre os clientes, parceiros comerciais e a Icatu Seguros sempre que os esforços empreendidos por outros setores da empresa tiverem sido esgotados.

Reconhecida pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão federal responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros no país, a Ouvidoria da Icatu Seguros pode ser acionada por telefone, carta ou e-mail. O prazo para resposta é de até cinco dias úteis.

A Ouvidoria é direcionada para:
• casos já resolvidos em que o cliente/parceiro comercial não aceita a decisão dada pela Companhia;
• casos em que o cliente/parceiro comercial tenha críticas ao tratamento dado pela Companhia à sua demanda.

É importante que o cliente já tenha formalizado sua reclamação na Central de Atendimento, pois a Ouvidoria não substitui a Central de Atendimento. Para ser rapidamente identificado, o cliente deve enviar o número de seu CPF.

OBS.: A Ouvidoria da Icatu Seguros não possui mandato das empresas patrocinadoras para atender casos de participantes dos planos administrados pelo Icatu Fundo Multipatrocinado. Os participantes que desejarem encaminhar suas reclamações devem utilizar canal de atendimento exclusivo, através do telefone 0800 285 3004.

Como contatar a Ouvidoria:

Por carta:
Praça 22 de Abril 36 – 6º andar – 20021-370 – Rio de Janeiro – RJ

Por telefone:
0800 286 0047
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados. Ao ligar, tenha em mãos o número do protocolo de atendimento e o número do CPF. Para sua segurança, todas as ligações serão gravadas.

Por e-mail:
ouvidoria@icatuseguros.com.br

Atenção:

A OUVIDORIA É A INSTÂNCIA FINAL A QUE O CLIENTE/PARCEIRO COMERCIAL PODE RECORRER DENTRO DA COMPANHIA.

Vamos trabalhar para que você nunca precise acioná-la, mas em uma necessidade, tenha a certeza de que a Ouvidoria será a sua voz dentro da Icatu Seguros. Aqui, o que você diz entra por um ouvido e não sai pelo outro.

A área de Controles Internos tem como objetivo dar suporte às unidades de negócios na efetiva implementação e manutenção dos controles internos, visando a proteção do patrimônio da Companhia, a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis e a eficiência operacional.

Sabemos que a integridade da equipe de uma empresa é a base de sua reputação no mercado. Por isso, para cumprir e respeitar os mais elevados padrões de conduta ética, praticamos as diretrizes do nosso Código de Ética e Conduta Profissional visando garantir a qualidade e a transparência de nossas relações com o mercado, funcionários, parceiros, fornecedores e entidades governamentais.

Clique aqui para baixar nosso Código de Ética e Conduta Profissional.

Por ser uma empresa dedicada à gestão de recursos de terceiros, na Icatu Seguros os procedimentos de controle de risco são um de seus importantes pilares. Pelo compromisso e dever de confiança da companhia em relação aos seus clientes, a Icatu Seguros adota regras que buscam minimizar conflitos. O objetivo é garantir os interesses dos clientes. Embora o foco seja normalmente associado ao gerenciamento de portfólios, o processo de gestão de risco se estende a todos os níveis organizacionais.

Para demonstrar que o princípio Integridade está sendo seguido na prática na Icatu Seguros, foi criado em novembro de 2005 o Comitê de Auditoria. Este órgão estatutário tem como principal responsabilidade supervisionar as ações da Icatu Seguros para garantir a Integridade e a qualidade de nossas demonstrações financeiras; a efetividade e a independência do trabalho dos auditores internos e externos; a qualidade dos controles internos; a observação das normas e regimentos internos e externos.

O Comitê de Auditoria foi criado de acordo com as regras emanadas da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), especialmente a Resolução CNSP nº 118 de 22 de dezembro de 2004.

O Comitê é composto por três membros nomeados pelo Conselho de Administração da Icatu Seguros S.A, a quem reportam-se, e é o único comitê responsável por supervisionar as empresas Icatu Seguros, que tem como objeto operações de seguros, capitalização e previdência complementar.

O Comitê tem como propósito interagir com todas as áreas da companhia, em especial com os setores de Auditoria Interna, Jurídico, Compliance e Ombudsman, além dos auditores externos.

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