Capitalização: Um glossário com tudo que você precisa saber

Se você precisa de um dicionário pra escolher sua Capitalização quando lê um monte de palavras desconhecidas, agora vai ficar mais fácil! Confira a definição de todos os termos mais utilizados aqui.

A educação é um tema que nos move. Por isso, acreditamos no poder da educação financeira! Quanto mais pessoas tiverem acesso à informação, mais elas terão consciência sobre a necessidade de se planejar e de se proteger, impactando toda a nossa sociedade. E pra trazer mais informação para todos, nessa Semana da Educação Financeira desvendamos todos os termos que geram mais dúvidas sobre Capitalização. Prepare-se pra aprender tudo que você precisa na hora de escolher a sua! Veja a nossa lista:

Título de capitalização: é um produto para quem quer poupar e que prevê pagamentos num prazo máximo estabelecido, além contar com sorteios de prêmios durante o período de validade do título. Funciona como uma economia programada, já que todo mês há o pagamento de um valor pelo título para a instituição financeira contratada. O dinheiro é corrigido pela TR (Taxa Referencial) e devolvido totalmente, ao fim do contrato, ou parcialmente, quando é resgatado antes do prazo determinado, conforme for previsto nas Condições Gerais do título.

TR: a Taxa Referencial é uma taxa de juros da economia brasileira utilizada como índice de reajuste, principalmente de algumas aplicações financeiras. A TR tem grande importância pra nossa economia, já que muitas variáveis precisam desta taxa para corrigir o seu valor, como Caderneta de Poupança, FGTS, títulos públicos, como os de Capitalização, e alguns financiamentos imobiliários.

Condições Gerais: são as condições que determinam os direitos e as obrigações de quem adquiriu o título e da instituição financeira contratada, além de estabelecer todas as normas referentes ao título de capitalização.

Carência: é o período em que o título de capitalização não pode ser resgatado, no caso de desistência do titular.

Prazo de Pagamento: é o período durante o qual o cliente deverá fazer os pagamentos que geralmente são mensais e sucessivos.

Prazo de vigência: é o período de validade da Capitalização. Este prazo deve ser igual ou superior ao prazo de pagamento.

Prêmio de sorteio: é o valor bruto pago a quem comprou o título e foi sorteado.

Subscritor: é a pessoa, física ou jurídica, que adquire o título e assume o compromisso de fazer o(s) pagamento(s) na forma prevista nas Condições Gerais do plano.

Titular: é a pessoa, física ou jurídica, dona do título, a quem devem ser pagos os sorteios e resgates previstos no plano. O titular pode ser o próprio subscritor ou outra pessoa indicada por ele na proposta.

Para aprender muito mais sobre Educação Financeira, aproveite a Semana ENEF, que acontece esse ano de 20 a 26 de maio. Você pode ter acesso gratuitamente às principais ações de Educação Financeira de entidades públicas e privadas, com palestras e cursos presenciais e online. E ainda, confira também nossos glossários sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Fundos de Investimentos!