Planilha de controle: como organizar as finanças no Excel

Confira o modelo de planilha que criamos pra você cuidar das suas finanças pessoais. Vai ficar mais fácil analisar e planejar os seus gastos com a nossa tabela digital!

Organização financeira pode não ser um assunto muito simples. Muitas pessoas preferem evitar até olhar para os gastos e fogem de fazer as contas. Porém, é preciso encarar de frente todos os boletos pra ter mais controle sobre as finanças e começar a economizar. Pra fazer a análise das finanças, você pode usar o bom e velho caderninho, algum aplicativo ou escolher a nossa sugestão, que é usar uma planilha no seu computador, no Excel ou qualquer outro programa similar. Confira as nossas dicas:

Tenha um modelo de planilha

Na hora de fazer seu planejamento financeiro, comece organizando sua planilha. É preciso contar com todos os elementos, incluindo receitas, como o seu salário, e despesas, como aluguel, contas fixas e até os seus gastos com lazer e compras. Pra te ajudar, criamos um modelo super completo pra você usar como ponto de partida para sua organização. Clique aqui para conferir.

Como funciona

Para fazer seu planejamento, você pode começar incluindo todos os seus gastos em todos os meses da planilha, para ter uma visão geral das suas finanças. Principalmente os custos como mensalidade escolar, aluguel e outros que tem um valor fixo, já devem ser preenchidos com antecedência.

Em seguida, é interessante preencher os custos variáveis dos meses que já passaram, como gastos com roupas ou lazer. Busque seus extratos bancários e faturas do cartão de crédito para ter uma visão real de como você vem gastando o seu dinheiro.

Daqui pra frente, agora você deve sempre atualizar e preencher com todas as suas despesas e receitas para ter um maior controle das suas finanças. Preste atenção para sempre ter as receitas maiores que as despesas.

Se for preciso incluir mais algum novo item, basta ir na página inicial do Excel e clicar na opção “Inserir” e em seguida em “Inserir linhas na planilha”. É importante ficar atento apenas para não mudar as fórmulas de soma da sua planilha, que estão nas linhas de “Total” e de “Quanto sobrou?”. Fique atento!

Além disso, uma dica para deixar sua planilha sempre disponível em qualquer lugar e não ter o risco de perder esse documento importante, é deixar seu arquivo em algum serviço de armazenamento digital, como o Google Drive, OneDrive ou Dropbox.

Avalie sua receita e gastos

Agora que você já tem sua planilha completa, é hora de fazer uma análise de como estão as suas finanças. A linha do nosso modelo que diz “Quanto sobrou?” é uma importante aliada para a sua avaliação. Está gastando mais do que ganha? Está gastando menos e quer investir? Como se planejar para realizar seus sonhos?

Planeje seu orçamento

Depois de ter preenchido todos os meses e avaliado os números, é preciso planejar o seu orçamento. Como vai ser daqui pra frente? Vale preencher os próximos meses com os valores médios dos seus gastos para já ter uma visão do futuro ou usar os próximos meses para estabelecer metas.

Pense onde pode economizar

Anda gastando demais com alguma coisa? São as blusinhas ou os lanches? Aproveite que agora você tem uma visão geral das suas despesas para pensar qual item está levando mais do que deveria da sua renda e onde é possível economizar. Não é preciso deixar de fazer tudo o que você gosta, mas é manter um controle e não deixar ultrapassar o que você pode.

Estabeleça prioridades e invista

Se você já tem uma renda sobrando ou já sabe como começar a poupar, é o momento de pensar no futuro. Quais são os seus sonhos? É preciso estabelecer prioridades e saber que essa economia serve pra realizar os seus objetivos. Separe uma parcela da sua renda mensalmente para investir, como uma das suas outras contas e contabilize na sua planilha. Além disso, se ainda sobrar algum dinheiro extra no fim do mês, vale contribuir mais pra essa reserva. Uma Previdência Privada pode ser um ótimo investimento e te ajudar nos seus sonhos de médio e longo prazos.

Pronto, agora que você já sabe tudo sobre como fazer a planilha de controle do seu orçamento, vamos botar a mão na massa? Separe todos os seus boletos e comece já a se planejar!