7 dicas para comprar presentes de Natal mais econômicos

Descubra como garantir os presentes para a família e amigos sem estourar o orçamento

Já estamos chegando ao fim do ano e próximo das compras de Natal. Todo ano depois do Natal você se assusta com a fatura do cartão de crédito? Não é hora de estourar o orçamento! Confira nossas estratégias para garantir presentes mais baratos para a família e amigos.

1 – Planejamento e lista
O primeiro passo é definir o quanto vai gastar com os presentes. Calcule quanto do seu rendimento você poderá gastar em presentes. Em seguida, faça uma lista de quantas pessoas serão presenteadas. Dessa forma, você não esquece de ninguém e não tem gastos inesperados. Inclua-se na lista, caso deseje comprar alguma coisa especial para você também!

2 – Compre à vista
Agora que você já pensou no seu orçamento, pense bem antes de usar o cartão de crédito. Janeiro é um mês de gastos com impostos, matrícula e material do colégio dos filhos, dentre outros, e uma fatura alta pode atrapalhar seu orçamento. Dê preferência pelas compras em dinheiro. Além de ter maior controle, você ainda pode conseguir negociar alguns descontos!

3 – Busque com antecedência
Agora que você já tem a sua lista e sabe o quanto gastar, está na hora de pensar nos presentes. Quanto antes você começar suas compras de Natal, mais tempo terá para procurar algo que goste e com um valor bacana. Se você for ao shopping com as lojas mais vazias, você terá mais calma para tomar melhores decisões e buscar com mais tranquilidade.

4 – Vá às compras sozinho
Dê preferência por fazer as compras dos seus presentes sozinho. Família, amigos e, especialmente, crianças podem tirar seu foco da lista, aumentando as compras não planejadas. Deixe o passeio ao shopping com a família para um momento de lazer, separado do momento de comprar os presentes.

5 – Promoções e comparadores de preço
Com mais tempo, dá também pra correr atrás de mais promoções! A Black Friday pode ser uma boa oportunidade para comprar os presentes com um preço mais baixo. Mas vale ficar ligado em todas as oportunidades. Ferramentas que comparam preços podem te ajudar a encontrar o menor valor e ver o histórico do preço do produto que você procura. Confira as dicas do site Buscapé sobre como aproveitar a Black Friday com um comparador de compra aqui.

6 – Mercados populares
Outra forma de economizar pode ser buscar os presentes no mercado popular da sua cidade, como a Rua 25 de Março, em São Paulo, ou o Saara, no Rio de Janeiro. Nessas regiões, você pode encontrar produtos que agradem aos seus amigos e família e, o melhor, com ótimos preços. Conheça aqui algumas regiões de comércio de rua de São Paulo.

7 – Faça você mesmo
Você sabe fazer algo que todo mundo gosta? Pode ser um artesanato ou uma guloseima, você pode fazer você mesmo algum presente que todos vão gostar de ganhar. Se você não tem tanta habilidade, uma ideia é dar de presente uma pré-mistura de alguma receitinha em pote. Não entendeu? Clica aqui para ver uma ideia de brownie no pote. Você pode fazer também de cookies, de chocolate quente e muito mais. Pode fazer também junto da criançada e vai ser só diversão!

Agora, com todas essas dicas, é só correr para botar em prática. Esse ano vai você vai conseguir dar presente para todo mundo, sem pesar no orçamento. Vai até sobrar para o seu presente também!

Simuladores

Encontre o produto ideal para você